CROA de Famalicão apela à adoção responsável no Dia Mundial do Animal
Este ano, entre janeiro e agosto, já foram adotados 500 animais no Centro de Recolha Oficial Animal (CROA) de Famalicão. O número é significativo, mas o Município e o CROA de Famalicão mantêm o apelo à adoção consciente e ao não abandono de animais, sobretudo, através das várias atividades que vai desenvolvendo junto da comunidade, como é o caso da ação que realiza já nesta sexta-feira, 4 de outubro, no âmbito do Dia Mundial do Animal.
O CROA vai assinalar a data no parque canino do Parque de Sinçães, entre as 9h00 e as 13h00. Os famalicenses estão, por isso, convidados a conhecer os cães e gatos que estão disponíveis para adoção, a brincar e a passeá-los no parque canino. Ao mesmo tempo, serão dinamizadas atividades para crianças que envolvem pinturas faciais, jogos didáticos e a realização de desenhos alusivos ao dia, entre outras.
Apesar do número de animais adotados, entre janeiro e agosto, mais de 670 animais entraram no CROA, sendo que 507 foram recolhidos da rua e não foram reclamados, 75 tinham tutor e 69 estão no centro por impossibilidade de guarda. O CROA apela ainda “que se assuma um animal de estimação como um compromisso para a vida e que, em caso de necessidade extrema, se deva tentar encontrar um novo lar e um novo tutor que o aprecie e cuide bem dele”. Atualmente, o CROA é casa de 160 cães e gatos, que estão à espera de um novo lar. Nas antigas instalações do centro, ainda se encontram mais 120 cães.
Embora cheguem vários pedidos de recolha de animais ao CROA, refira-se que o centro não está a conseguir admitir mais animais, por causa das limitações de espaço e uma vez que o número de adoções não supera o número de animais acolhidos.
Os famalicenses podem visitar o CROA e conhecer um novo amigo de quatro patas durante as Manhãs CROA, que normalmente se realizam no primeiro sábado de cada mês. O centro está também aberto durante a semana, de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 17h00, e à sexta-feira, das 10h30 às 12h30. Neste caso, as visitas devem ser marcadas com antecedência, através do contacto 934 037 817.