Cultura vai Descentrar em Crespos e Pousada
A União de Freguesias de Crespos e Pousada será, no próximo sábado, 13 de Julho, o epicentro de um programa cultural multidisciplinar com hora do conto e oficina para os mais novos, um espectáculo de novo circo e um concerto do artista Caio.
Trata-se de mais uma jornada do programa Descentrar, promovido pelo município de Braga, nas freguesias.
O programa cultural arranca pelas 15h00, no Centro Social e Paroquial de Crespos, com a Hora de Conto e Oficina “Ninguém”, apresentada pela Paleta de Letras. Ninguém é um gato vadio que vive escondido no coração de um menino. Nesta sessão, o escritor Pedro Seromenho leva os participantes numa viagem pela magia das palavras enquanto a ilustradora Soraia Oliveira desenha a personagem principal. E depois da hora do conto, decorre uma oficina de ilustração muito divertida, que terá como ponto de partida a história narrada.
Os interessados em participar na iniciativa devem efectuar a sua inscrição através da plataforma EventBrite.
No Largo da Igreja de Crespos, a partir das 17h00, o Circo Caótico apresenta “Pó de Pedra”, uma performance que vive em simbiose entre o circo e a música eletrónica. Um espectáculo onde a acrobacia e o desafio da gravidade resultam numa investigação sobre conceitos de liberdade e resistência. Pó de Pedra é também sobre amor, um hino à vida.
A jornada termina, pela 18h00, com um concerto no mesmo espaço de CAIO. João Santos tem-nos habituado ao longo dos últimos anos, a alguns dos mais interessantes lançamentos sobre o pseudónimo de CAIO. No seu cardápio de histórias, conta já com dois discos e dois EP’s. O romance pela vida e as suas venturas e desventuras são o denominador comum que nos tem ligado ao menino artista que, em “Travessia”, se vê homem maturado por cicatrizes longe da vista, mas demasiado próximas do coração.
Agora, abre o véu a “Ritmo da Procura”, disco que será editado na segunda metade de 2024, onde poderão encontrar canções de bolso que ganham forma ao vivo com a interpretação de CAIO ao piano.
Todas as iniciativas são de entrada livre.
Até ao final do ano, o Descentrar continua a percorrer as freguesias do concelho de Braga. Depois de Crespos, a iniciativa segue para Nogueira a 27 de Julho.
Depois de uma curta pausa, o Descentrar regressa a 21 de setembro a Adaúfe. Em outubro, haverá muito para descobrir e explorar em sequeira, no dia 12 e em Espinho no dia 26. Dia 2 de novembro, a Cultura segue para Tebosa e em dezembro, haverá descentrar no dia 7 em Tadim e no dia 14 em Merelim S. Paio.
Refira-se que o Descentrar não é apenas um programa, mas um movimento de descentralização cultural que procura fortalecer a democracia cultural. Através de práticas artísticas transformadoras, visa impactar os territórios, aumentando a sua visibilidade, e transformar a experiência dos visitantes, reinventando as narrativas associadas a cada lugar.