Delegação da UNESCO visita Barcelos
Uma delegação da UNESCO foi recebida, ontem, dia 23 de janeiro, pelo Presidente da Câmara de Barcelos, no âmbito dos trabalhos preparativos para que a nossa cidade conjuntamente com Braga, Amarante e Santa Maria da Feira recebam, na primeira semana de julho deste ano, a Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.
Mário Constantino Lopes fez saber junto dos representantes da UNESCO que “é um orgulho para Barcelos integrar a organização daquelas jornadas de criatividade”. O autarca fez votos para que a comitiva se sinta bem em Barcelos e que cada um dos seus membros seja embaixador da nossa cidade nos seus países de origem.
PARCERIA UNE BRAGA, AMARANTE, BARCELOS E SANTA MARIA DA FEIRA
Recorde-se que esta parceria vem na sequência da candidatura que Braga apresentou o ano passado, aquando da realização da cimeira do Brasil, tendo a capital do distrito vencido a cidade do Dubai, muito por ter associado à sua candidatura as restantes cidades criativas da UNESCO do Norte de Portugal.
A Reunião Anual da UCCN – Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO – em 2024 será acolhida na primeira semana de julho (1 a 5) em Braga, Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts, e também em Amarante (Música), Barcelos (Artesanato e Arte Popular) e Santa Maria da Feira (Gastronomia).
Esta será a 1.ª conferência do universo das Nações Unidas no nosso país realizada fora de Lisboa. A reunião tem como foco envolver a juventude no debate ao mais alto nível sobre as questões de sustentabilidade e marca o 20.º aniversário de toda a rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), captando as quatro cidades criativas parceiras e mais de três centenas de líderes políticos municipais vindos de todo o globo. Assim, a parceria agora estabelecida promove o reconhecimento do território dos quatro municípios nas dimensões cultural e turística e reitera o compromisso do país e destas cidades no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Agenda 2030 da ONU.
Com um impacto direto estimado superior a 1 milhão de euros, a hospitalidade (alojamento e alimentação) será um dos eixos do tecido económico da região mais beneficiados pelo evento, apenas superado pelo impacto indireto estimado de quase 3 milhões de euros do alcance mediático nacional e internacional.
A força desta parceria na conquista para o Norte de Portugal deste grande evento contribui significativamente para a coesão territorial ao ser realizado fora das duas áreas metropolitanas, trazendo-o para regiões que geralmente enfrentam ainda maiores desafios de desenvolvimento e visibilidade nacional e internacional, e mobilizando cidades de média e pequena dimensão, tanto na escala nacional quanto europeia, para alavancarem o respetivo desenvolvimento da respetiva coesão regional.
O evento contribui ainda para o reconhecimento da capacidade organizativa de Portugal, do Norte de Portugal e das quatro cidades criativas da UNESCO da região Norte de Portugal, ao promover a capacidade deste território para sediar eventos de perfil global, cumprindo rigorosamente as exigentes normas das principais organizações internacionais, como é o caso da UNESCO, a agência intergovernamental do sistema das Nações Unidas especializada em Educação, Ciência e Cultura.
Rede de Cidades Criativas da UNESCO
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Quase 300 cidades de todo o mundo que integram atualmente esta rede trabalham em conjunto para um objetivo comum: colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro dos seus planos de desenvolvimento a nível local e cooperar ativamente a nível internacional.