Depressão Aitor traz chuva intensa e vento na quarta e quinta-feira
A tempestade Aitor está prestes a atingir Portugal e poderá causar várias inundações e deslizamentos de terras na próxima quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de setembro.
Após os grandes incêndios que afectaram o país nos últimos dias, aproxima-se um período de mau tempo severo, com chuva intensa em algumas regiões, devido à depressão Aitor, nome atribuído pela agência meteorológica espanhola AEMET.
A tempestade foi desencadeada por um “rio atmosférico” associado ao ex-furacão Gordon, provocando uma mudança abrupta no clima, de quente e seco para mais fresco e húmido.
Minho em alerta laranja
Esta terça-feira, está prevista apenas chuva ligeira, sem grande risco meteorológico. Contudo, amanhã, quarta-feira, a chuva irá intensificar-se, especialmente à tarde, no Norte do país, aumentando o risco de inundações no Minho e Douro Litoral, estando estas regiões em alerta laranja, segundo o IPMA.
A situação irá agravar-se entre o final de quarta e a manhã de quinta-feira, com chuva forte e persistente, o que poderá causar enxurradas, deslizamentos de terras e outros problemas no Norte e Centro, sobretudo em zonas montanhosas e no litoral.
As áreas que deverão receber mais chuva coincidem quase exactamente com as regiões recentemente afectadas pelos maiores incêndios, elevando o risco de erosão, deslizamentos de terras e enxurradas que poderão transportar cinzas para os rios, contaminando a água.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um comunicado onde elenca os procedimentos que a população deve ter perante esta tempestade.