Quantcast
 
 

Deputados socialistas iniciam segunda sessão legislativa com balanco positivo do trabalho efetuado

Mantendo o compromisso assumido com o distrito, José Luis Carneiro, o primeiro eleito na lista do círculo eleitoral de Braga às eleições legislativas de 2022, e os restantes deputados socialistas eleitos, têm reunido periodicamente o Conselho Consultivo dos deputados eleitos, que integrou os membros da Comissão de Honra da candidatura socialista nas últimas eleições legislativas de 2022.

 

Numa sessão realizada esta sexta-feira na Plataforma das Artes e Criatividade em Guimarães, em articulação com a estrutura da Federação de Braga do Partido Socialista e com a concelhia de Guimarães, o convidado foi António Costa e Silva, que desempenha atualmente as funções de Ministro da Economia e do Mar no Governo Português.

 
 

Luis Soares, coordenador dos deputados socialistas de Braga abriu os trabalhos, agradecendo a presença e mobilização para esta iniciativa. Na 1ª Sessão legislativa, que decorreu desde a tomada de posse, foram apresentados pelos deputados do Partido Socialista do Círculo eleitoral de Braga quinze Projetos Lei, vinte e cinco Projetos de Resolução e trinta Perguntas ao Governo. Os deputados socialistas foram ainda nomeados como autores de pareceres de duas propostas de resolução, três propostas de lei e treze projetos de lei e nomeados como relatores de sete propostas de iniciativas europeias e dez petições. Os deputados integram ainda as diferentes comissões, realizando audiências e audições, tendo ainda participado em seis grupos de trabalho: Audiências e Audições, Banco de Terras e Fundo de Mobilização de Terras; Forma de Pagamento do Apoio Extraordinário; Ordens Profissionais; Prevenção e Proteção Sísmica e Primeira Alteração ao Estatuto do Cuidador Informal.

Ricardo Costa, líder da estrutura local do PS, agradeceu a escolha do concelho vimaranense para esta iniciativa e considerou que os projetos de inovação são preponderantes para a adaptação e renovação da indústria, tendo ainda lido uma mensagem de Frederico Castro, Presidente da estrutura federativa do PS, ausente por motivos de saúde.

 
 

Numa reunião participada por diversos empresários e gestores, o Engenheiro, Professor Universitário e Gestor António Costa e Silva considerou que o distrito de Braga, em especial o seu quadrilátero urbano, dá um importante contributo ao tecido produtivo do país, em variados setores, numa economia nacional que tem resistido e vencido a vários fatores de instabilidade que derivaram primeiro da pandemia e depois de uma guerra na Europa. Considera ainda que o PRR, com as suas agendas mobilizadoras, será para o país um passo significativo rumo ao futuro, podendo ser indutor do desenvolvimento de novas soluções, adaptadas aos novos mercados, introduzindo o conhecimento produzido nos centros de conhecimento e a tecnologia mais avançada ao serviço da capacidade produtiva do país.
Houve ainda espaço para abordar algumas medidas setoriais presentes no orçamento do estado para 2024.

José Luis Carneiro, que desempenha a função de Ministro da Administração Interna, considera por sua vez que a segurança pública é também um fator primordial ao investimento, partilhando os indicadores que asseguram que Portugal e em especial o distrito de Braga, são hoje mais pacíficos e mais seguros do que há 10 anos atrás, alertando ainda para os efeitos nocivos e potenciais problemas que fatores externos têm introduzido no dia-a-dia dos portugueses, em especial na saúde mental e nos comportamentos.
A sessão foi amplamente participada, contando com questões de cidadãos, empresários e representantes do setor económico que ali marcaram presença.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...