Quantcast
 
 

Descentrar 2024 arranca Sábado em Padim da Graça

Arranca no Sábado, 10 de Fevereiro, em Padim da Graça, mais uma edição do programa cultural Descentrar, promovido pelo Município de Braga, com o objectivo de dar a conhecer o território, atraindo o público, através da promoção de espectáculos culturais únicos, com abordagens contemporâneas e novas criações artísticas.

 

Em Padim da Graça, os visitantes serão desafiados a conhecer o património natural e histórico da freguesia através do trilho pedestre “Entre o Cávado e o Monte São Filipe”. Começando pelas 15h00, no Parque de Merendas do Quintalejo (junto à piscina de Padim da Graça), o jardim de Verão dos monges do Mosteiro de Tibães, a caminhada percorrerá por diversos trilhos e arruamentos rurais o interior da Freguesia de Padim da Graça. O rio Cávado, com os seus moinhos e pesqueiras, fará companhia numa parte do trajecto, e uma pequena incursão à freguesia vizinha de Mire de Tibães levará os participantes a contemplar todo o vale tendo como miradouro a Capela de São Filipe. A participação no trilho pedestre é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do Eventbrite.

 
 

Às 18h00, no Salão Polivalente de Padim da Graça, irá realizar-se o concerto comentado com a soprano Marta Martins e a Orquestra Sinfonietta de Braga. Num programa inteiramente à volta da figura de Johann Sebastian Bach, a orquestra inicia sozinha com a suite orquestral. Esta suite, seguindo o padrão tradicional, inicia com uma grandiosa Overture de estilo francês, seguida pela célebre Air para cordas. Será uma jornada musical única culminando alegre Alleluia, marcando o retorno triunfante do trompete e de toda a formação de cordas.

Ao longo do ano de 2024, o Município de Braga prossegue com o seu programa cultural Descentrar, um ciclo envolvente de programação cultural abrangendo dezoito freguesias periurbanas bracarenses.

 
 

Refira-se que o Descentrar não é apenas um programa, mas um movimento de descentralização cultural que procura fortalecer a democracia cultural. Através de práticas artísticas transformadoras, visa impactar os territórios, aumentando a sua visibilidade, e transformar a experiência dos visitantes, reinventando as narrativas associadas a cada lugar.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...