Destruição de ninhos de vespa asiática

Durante o ano de 2016 a Câmara Municipal de Vieira do Minho, em colaboração com a Cooperativa Agrícola e com os Bombeiros Voluntários já procedeu à destruição de mais 150 ninhos de vespa asiática.
De salientar que, os ninhos destruídos surgiram, na sua maioria, nas árvores em zonas rurais, mas também nos telhados e interiores de habitações e anexos, sendo alguns até destruídos em muros e até em espaço urbano.

 

 

 
 

Neste sentido, a Câmara Municipal continua a apelar à população, caso detete algum destes ninhos deve agir com cuidado alertando de imediato as entidades competentes : Câmara Municipal, GNR ou Bombeiros, pois a destruição dos ninhos deve ser feita com equipamento de proteção, de acordo com as orientações do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal. Na exterminação dos ninhos não devem ser usadas armas de fogo, mesmo no caso de difícil acesso pois este método só provoca a destruição parcial do ninho e contribui para a dispersão e disseminação da vespa asiática por constituição de novos ninhos.

 
 

A vespa  asiática ou vespa mandarina é a maior vespa do mundo, sendo nativa da Ásia oriental e encontrada em ambiente tropical. O seu comprimento é de aproximadamente 5cm, com uma envergadura de aproximadamente 8 cm. A rainha pode alcançar um comprimento de 5 cm.

A vespa asiática é uma caçadora implacável que se alimenta de outros grandes insetos, tais como abelhas, outras vespas e louva-a-deus.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...