Dia do Animal em Guimarães com inauguração de um novo abrigo para colónias de gatos de rua
No dia 4 de outubro, Guimarães assinala o Dia do Animal com a inauguração de um novo abrigo para colónias de gatos de rua no Largo dos Laranjais. O evento pretende sensibilizar para a importância do cuidado com os animais.
No domingo, 6 de outubro, durante o jogo Vitória SC – Boavista FC, às 15h30, cães do Centro de Recolha Oficial de Guimarães (CRO Guimarães) entrarão em campo, numa iniciativa para promover a adoção e o bem-estar animal.
A Fundação do Futebol – Liga Portugal, a Liga Portugal Betclic e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) uniram forças para promover a adoção responsável e sensibilizar a sociedade para a realidade dos animais errantes, no âmbito da celebração do Dia Internacional do Animal, a 4 de outubro. A campanha “Não me deixes fora de jogo”, iniciada na primeira jornada da Liga Portugal Betclic, entra agora em campo com “O reforço de que tu precisas”.
Estima-se que mais de 930 mil animais vivam em situação de errância em Portugal continental, número que representa uma preocupação crescente. Em 2023, os centros de recolha oficial acolheram 45.162 animais errantes, dos quais cerca de 15 mil não encontraram lar, situação que, não só afeta o bem-estar dos animais, como também desafia a capacidade de gestão dos centros de acolhimento.
A adoção responsável é um passo fundamental para mudar esta realidade. Para além de devolver os animais ao aconchego de um lar, este gesto oferece benefícios mútuos, melhorando a qualidade de vida tanto dos adotantes quanto dos seus novos companheiros.