Dia do Parque Natural do Alvão assinalado com alunos dos concelhos de Mondim de Basto e de Vila Real

O Parque Natural do Alvão completou ontem, dia 8 de junho, 39 anos de existência.

 

Esta data comemorativa foi assinalada em Mondim de Basto, junto ao quartel do Fojo, com alunos do ensino básico dos concelhos de Mondim de Basto e de Vila Real, num contacto direto com a natureza, a fauna e a flora do PNA.

 
 

Representantes do Departamento Regional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da GNR, equipas de Sapadores Florestais, Unidades de Baldio e, ainda, o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, reuniram-se para celebrar esta data e reforçar a importância do trabalho conjunto para a manutenção e proteção deste Parque Natural, da biodiversidade aí existente e das atividades económicas que lhe estão associadas.

Os jovens alunos puderam desfrutar de momentos únicos proporcionados pelo contacto com uma ave de rapina, tendo colaborado na sua libertação na natureza; presenciaram também a passagem de um rebanho de cabras bravias, a raça autóctone do PNA e assistiram ao testemunho de um jovem pastor que vive e trabalha no Parque. Com uma professora da UTAD aprenderam, ainda, a distinguir espécies arbustivas nativas das espécies invasoras.

 
 

O Parque Natural do Alvão tem cerca de 7220 hectares e abrange os concelhos de Vila Real e Mondim de Basto. Apesar da reduzida dimensão, assume-se como um espaço de grande valor patrimonial, seja pelo seu enquadramento geológico e paisagístico, seja pela diversidade de habitats, da fauna e da flora presentes.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...