Dia Mundial do Autismo | 2 de abril | Eficácia das Células Estaminais no Tratamento do Autismo
Hoje, dia 2 de abril, terça-feira, assinala-se o Dia Mundial do Autismo.
As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) englobam uma gama de transtornos do desenvolvimento infantil caracterizadas por deficits na comunicação e interação social e pela presença de interesses restritos e comportamentos repetitivos. Antes considerada uma doença rara, estima-se que o autismo afete hoje uma em cada 100 pessoas em todo o mundo. Desde os anos 90, a incidência de autismo tem vindo a aumentar em todo o mundo, atingindo atualmente cerca de 6 em cada 1.000 crianças, com predomínio no sexo masculino. Em Portugal, estima-se que o autismo afete cerca de 1 em cada 1.000 crianças em idade escolar.
Já são vários os estudos em modelo animal e ensaios clínicos que demonstram que crianças com PEA melhoraram significativamente ao nível do comportamento, comunicação, aptidões sociais e sintomas do autismo após tratamento com o seu próprio sangue do cordão umbilical. Há, inclusive, casos bem sucedidos de crianças portuguesas que foram infundidas com as suas próprias células estaminas do sangue do cordão umbilical, a última delas em setembro de 2018.
Em anexo, partilhamos uma infografia que ilustra os números do Autismo em Portugal e no mundo, bem como os casos de crianças submetidas a tratamento com células estaminais.