Dia Mundial do Turismo evidencia recursos “sustentáveis” de Vila Verde
Passeios em bicicletas elétricas, ateliers de bordados e uma exposição de fotografias do património natural do concelho assinalaram hoje, em Vila Verde, a comemoração do Dia Mundial do Turismo.
“É uma jornada que junta diferentes polos da atratividade e dinamização turística do concelho, valorizando o património diversificado do território”, sustentou a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, na abertura das atividades.
Numa ação que contou com a participação de alunos do curso de Turismo da Escola Secundária de Vila Verde, a autarca reiterou a aposta no turismo como “vetor estratégico no desenvolvimento do concelho”, enaltecendo o trabalho e o contributo de diferentes parceiros neste processo, designadamente empresas e empresários ligados ao setor, assim como as autarquias e as instituições locais.
Algumas das atividades estiveram concentradas na Loja Interativa de Turismo de Vila Verde, um espaço que a presidente da Câmara destacou pelo “papel importante na receção dos turistas, que são em número crescente e que procuram muita da nossa tradição e cultura”. Exemplos disso são a Festa e a Rota das Colheitas que “promovem viagens pelo saber e pelos sabores do nosso concelho”.
Nestas comemorações, o centro da vila foi surpreendido por jovens em bicicletas elétricas a percorreram ciclovia urbana. Uma pré-apresentação de um serviço que estará disponível em breve. “Estamos a finalizar a imagem que vamos colocar nas bicicletas e, em breve, estarão a circular, numa aposta na mobilidade verde”, adiantou Júlia Rodrigues Fernandes.
Na Loja de Turismo foi inaugurada uma exposição fotográfica da autoria do engenheiro biológico e técnico municipal Adelino Silva, com trabalho centrado na Veiga de Cabanelas, enfatizando a fauna e a flora locais.
A jornada proporcionou ainda um workshop de bordado, na Aliança Artesanal, onde bordadeiras e pessoas de diferentes idades puderam partilhar conhecimentos e experimentar a arte de bordar.