Quantcast
 
 

Dívida pública cai 7,7 pontos percentuais para 127,5% do PIB em 2021

O Ministério das Finanças destacou hoje que a diminuição em 7,7 pontos percentuais da dívida pública em 2021, para 127,5% do PIB, é “a maior redução de sempre” e “fundamental para a credibilidade internacional” do país.

 
euro

“O Banco de Portugal confirmou hoje que Portugal retomou em 2021 a trajetória de redução de dívida pública, interrompida pela pandemia. Foi a maior redução da dívida pública (em percentagem do PIB [Produto Interno Bruto]) de sempre e a primeira vez em democracia que a dívida pública se reduziu em valor nominal, tendo diminuído 900 milhões de euros face a 2020”, sustenta em comunicado o ministério tutelado por João Leão.

 
 

Salientando que “esta forte redução da dívida pública foi possível devido à forte recuperação da economia portuguesa, à melhoria das contas públicas e à otimização da tesouraria global do Estado”, o executivo considera que “é uma excelente notícia para Portugal”: “A retoma da trajetória de redução da divida pública é fundamental para a credibilidade internacional da república e para a confiança na economia portuguesa”, afirma.

De acordo com o Ministério das Finanças, “no atual contexto de normalização da política monetária a nível europeu”, este resultado “permite assegurar maior segurança e estabilidade e melhores condições de financiamento para o Estado, para as empresas e para as famílias”.

 
 

Algo que, enfatiza, é “um fator fundamental absolutamente determinante para a recuperação da economia portuguesa e para o investimento”.

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, diminuiu 7,7 pontos percentuais em 2021, de 135,2% para 127,5% do PIB, revelou hoje o Banco de Portugal (BdP).

 

Segundo a informação divulgada pelo banco central, no final de 2021 a dívida pública totalizava 269.600 milhões de euros, menos 900 milhões de euros do que no final de 2020.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...