“Doces Memórias” leva crianças e seniores a redescobrir sabores antigos
O projecto “Doces Memórias” deu hoje o seu primeiro passo em Braga, contando com a presença da vice-presidente do Município de Braga, Sameiro Araújo, e a participação de uma turma do 4º ano da Escola Básica de São Lázaro. Esta iniciativa reúne alunos da Academia Sénior do Município de Braga e crianças que visa preservar as tradições gastronómicas e culturais da região.
Durante as sessões do projecto, são os alunos da Academia Sénior que ensinam os mais jovens a confeccionar doces tradicionais, partilhando os saberes e técnicas culinárias de outros tempos. Hoje, para marcar o início deste percurso, o grupo realizou uma visita ao Mercado Municipal de Braga, onde tiveram a oportunidade de explorar os produtos locais e adquirir os ingredientes frescos necessários para a preparação da marmelada, o doce tradicional escolhido para a primeira sessão.
Os alunos participaram activamente, sob a orientação dos seniores e da nutricionista do Município na confecção da marmelada, aprendendo sobre a sua importância cultural e o processo artesanal de preparação. Esta actividade, além de fomentar o espírito de cooperação entre gerações, permite que as crianças bracarenses desenvolvam uma ligação mais profunda com as tradições da sua terra, reforçando o sentimento de identidade e pertença.
O projecto “Doces Memórias” continuará a decorrer ao longo dos próximos meses, promovendo novas actividades e receitas tradicionais em sessões temáticas que envolverão mais turmas e membros da comunidade.
Segundo Sameiro Araújo, através desta iniciativa, o Município de Braga e a Academia Sénior “pretendem contribuir para a transmissão dos saberes e sabores de outrora, garantindo que o legado gastronómico Bracarense passe de geração em geração”, referiu a vereadora, explicando que este projecto vai dar origem a um e-book das receitas totalmente ilustrado pelas crianças que estará disponível para todos os Bracarenses.