Quantcast
 
 

“DRONE” DE BEJA AO PORTO-SANTO

Um “drone” OGASSA 42 (E), indicativo de rádio Titan40, com o número de cauda PRT015, de autonomia reforçada, ao serviço das Forças Armadas Portuguesas, procedeu na madrugada e manhã de 8 de Outubro de 2022, a um voo entre Beja e Porto-Santo, na Região Autónoma da Madeira. Esta missão permitiu aferir, além das capacidades de comunicações e controlo a longa distância, a capacidade deste meio em missões de vigilância de longo alcance na Zona Económica Exclusiva de Portugal.

 
Drone Português
Foto via Forças Armadas Portuguesas

Com uma duração de 8 horas e 25 minutos a viagem percorreu 940 km (508 milhas náuticas), de Beja (Base Aérea N.º 11), de onde descolou às 00h05, até ao Porto Santo (Aeródromo de Manobra N.º 3) onde aterrou às 8h30. Para esta missão estiveram afectas duas equipas, compostas, cada uma, por cinco elementos, compreendendo militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, a operar a partir de Beja e Porto Santo. A monitorizar a missão esteve o Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), em Oeiras.

 
 

A missão foi comandada pelo Major Piloto Aviador Luís Coelho da Silva, sob a insígina da Esquadra 991, “Harpias”, fundada no dia 17 de Novembro de 2021, sendo a primeira unidade aérea do dispositivo da Força Aérea a ser edificada para a operação de Sistemas Aéreos Não Tripulados (SANT).

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...