Quantcast
 
 

DSTGROUP VOLTA A LEVAR “CONSULTAS POÉTICAS” A DEZENAS DE SEM-ABRIGO EM BRAGA

O dstgroup, em parceria com a Associação Paisagem Periférica e com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, promove, pelo segundo ano consecutivo, as Consultas Poéticas, uma iniciativa que volta a aproximar a arte das pessoas em situação de sem-abrigo e vulnerabilidade social.

 

As sessões decorrerão no dia 19 de dezembro, a partir das 09h00, no Centro de Alojamento Temporário da Cruz Vermelha em Braga, replicando o formato íntimo, humano e transformador que marcou a edição anterior.

 
 
Imagem Ilustrativa

Em 2024, dezenas de pessoas em situação de sem-abrigo participaram nas Consultas Poéticas, descrevendo-as como uma experiência rara de escuta, valorização e presença. Para muitas, o momento foi vivido como um gesto de cuidado inesperado, uma oportunidade para serem ouvidas com atenção genuína e receberem, no final, uma “receita poética” personalizada.

Este ano, o projeto regressa com o mesmo espírito: um encontro individual entre um artista-consultor e um participante, iniciado sempre com a pergunta “Como é que estás?”. Cada consulta é única e tem cerca de 25 minutos. A partir desse diálogo íntimo, os artistas selecionam um poema, uma música, um gesto ou uma breve performance que responda simbolicamente ao que foi partilhado, entregando depois ao participante uma prescrição poética, escrita à mão. A prescrição poética é uma resposta ao que for partilhado e pode ser apresentada em formato performativo. Cada receita é personalizada e escrita pelos artistas-consultores, para que possam levá-la e rever, sempre que quiserem. Não existe um catálogo de poemas para cada sintoma. A seleção da receita inspira-se em critérios emocionais.

 
 

Para José Teixeira, as diversas artes criam laços de uns com outros e todos precisamos dos outros. Os que vivem nas margens precisam mais desta cola que salva os dias de dor. A economia tem de ter uma agenda para os desfavorecidos de todas as origens. Não é apenas da responsabilidade do estado proteger os que não podem. As empresas, para além de pagarem os seus impostos e cumprirem com as obrigações para com os seus trabalhadores, têm o dever de ser solidárias com os desprotegidos.

A Cruz Vermelha de Braga, que apoia diariamente cerca de 200 pessoas em situação de sem-abrigo ou vulnerabilidade extrema, destaca o impacto emocional desta iniciativa: “As Consultas Poéticas dão voz às pessoas. Fazem-nas sentir escutadas, valorizadas e compreendidas. Permite-lhes experimentar e vivenciar momentos e emoções positivas, valorizando deste modo as suas potencialidades, em alternativa aos seus problemas diários”.

 

A ação integra o programa internacional Noël Solidaire – Théâtre de la Ville, que mobiliza parceiros de vários países para levar consultas poéticas a espaços sociais. Em Portugal, conta com um grupo de seis artistas constituído por: Ana Arqueiro, Luisa Maria da Conceição, Sabrina Rebelo, Nuno Pacheco, Ricardo Pinho e Victor Castro, numa experiência de um para um, fundada no tempo e na escuta ao outro, numa relação de abertura. “O Natal pode acentuar fragilidades e solidões. A consulta poética funciona como um gesto simbólico de atenção e de presença. É um presente não material: tempo, escuta e arte. Queremos criar um espaço de acolhimento, cuidado e ligação — e trazer a arte para perto de quem dela precisa”, explica Manuela Ferreira, diretora artística da iniciativa e presidente da Associação Paisagem Periférica.

“Cada pessoa traz uma história diferente, e cada conversa é também uma descoberta para nós, enquanto artistas. É uma pesquisa viva sobre a vida, sobre as pessoas, e sobre como a arte pode transformar o olhar delas e o nosso”, admite Ricardo Pinho, um dos artistas que integra a iniciativa. Já para a artista Luísa Maria, “nuns meros 20 minutos: a disponibilidade, a atenção, o cuidado, a força, a honestidade e a proximidade daquele momento é demasiado gratificante e faz acreditar no poder da arte. Quem é que ainda não acredita que a arte transforma?”.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não