Eco Festival Terra Mãe celebrou a vida e a natureza
O Eco Festival Terra Mãe regressou este fim de semana a Fornelos, Fafe, numa 5ª edição que movimentou cerca de 1.100 pessoas por dia, o que vai corresponder à plantação de 3.300 árvores e sementes na freguesia. Um balanço muito positivo para a organização, tendo já sido anunciadas novas datas para 2024.
“Três dias para mudar o mundo, três dias para mudar de vida” voltou a ser o lema do evento, que renovou o compromisso com a sustentabilidade ambiental. Os dias foram repletos de atividades envolventes e inspiradoras — desde workshops e eco-oficinas a práticas de meditação e yoga —, que culminaram em emocionantes noites de concertos, numa celebração da vida e da natureza.
Três palcos acolheram 12 concertos e 3 Dj sets, com músicos de 8 nacionalidades diferentes e quatro continentes representados. Em três dias, foram mais de 20 horas de música, onde se preservaram as tradições portuguesas, mas também se deu a conhecer e ouvir o mundo. Os Fanfara Station incluíram o Terra Mãe na sua tour mundial e levaram-nos a viajar pelo Médio Oriente, Balklavalhau proporcionaram uma viagem incrível pelos Balcãs, os Boko Boko não deixaram ninguém parado, e as Mulheres do Minho, Loba Galharda e Sérgio Mirra garantiram as raízes portuguesas. Os Kumpania Algazarra transformaram o recinto numa festa enérgica, tão aclamados pelo público que vão voltar no próximo ano para celebrarem
connosco os 20 anos da banda. De destacar ainda as sonoridades dos Terra Livre, o baile animado de Mandioca Cru e a apresentação de Rassumana, que marca o regresso ao palco de Patrick Fernandes, vocalista dos Progeto Aparte.
O Eco Festival movimentou cerca de 1.100 pessoas por dia, entre voluntários, logística e visitantes de todas as idades, o que dinamizou o comércio e a restauração local. Os festivaleiros vieram de norte a sul do país, mas também de países como Espanha, França, Alemanha, Holanda, Itália, Letónia, Hungria e Suécia. O evento afirmou-se uma vez mais como um festival para famílias, onde as crianças podem brincar e correr livres e felizes, num ambiente seguro. O evento arrancou com um primeiro dia especialmente dedicado às crianças, numa missão de sensibilização ecológica cumprida com sucesso.
O foco ambiental manteve-se durante os três dias, sendo prova disso um recinto sempre limpo, com a aposta na reutilização (com a icónica caneca do festival), na reciclagem e na compostagem a permitir reduzir o lixo em relação à última edição.
A plantação de árvores e sementes vai também diminuir o impacto e a pegada ecológica do evento.
O Eco Festival Terra Mãe regressou após três anos de interregno, com uma proposta renovada e o intuito de inspirar a mudança ecológica, a partir dos terrenos contíguos à Quinta do Minhoto, em Fornelos, Fafe. A organização esteve a cargo da Associação Movimento Amigos de Fornelos, com o apoio da Junta de Freguesia de Fornelos e do Município de Fafe.