Em Pedome, Famalicão, há mais tempo para brincar fora da sala de aula
Os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Pedome vão integrar, neste ano letivo, um projeto piloto para o desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), que incluiu aulas de natação e mais tempo para atividades de caráter lúdico, desportivo e cultural.
Para além das aulas nas piscinas municipais de Oliveira São Mateus e Joane, o projeto promovido pela Federação Concelhia das Associações de Pais e pelo Agrupamento de Escolas de Pedome em articulação com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, prevê também a alteração do horário de atividades letivas, que passam a decorrer apenas no período da manhã, ficando a parte da tarde reservada para as aulas de karaté, pilates ou teatro e para a brincadeira, à semelhança do que já acontece nas escolas básicas de Requião e Vale São Cosme.
“Queremos transformar a escola num grande recreio, dando mais espaço para o desenvolvimento de outras atividades no plano desportivo e cultural, que acrescentam competências e capacidades às crianças, fomentando desde cedo hábitos que queremos que sejam enraizados” salientou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
Neste novo projeto das AEC’s estão integradas escolas de nove freguesias do concelho de Famalicão pertencentes à rede do Agrupamento de Pedome.
“Queremos aproveitar as potencialidades instaladas, envolvendo todos num projeto comunitário que pretende democratizar ainda mais o acesso a atividades diferenciadas, valorizando o tempo que as crianças passam juntas” apontou Antónia Oliveira, presidente da FECAPAF.
De acordo com o autarca, este novo conceito e programação de atividades de enriquecimento curricular pode no futuro ser alargado a outras escolas. “Estamos com expetativa de que este projeto vai acrescentar ao processo socioeducativo das crianças, num modelo que queremos alargar e replicar a outros agrupamentos de escola do concelho” acrescentou.