Empresas de Vila Verde reforçam projetos sociais inovadores
O Município de Vila Verde está a apostar no envolvimento cada vez mais alargado de agentes económicos e empresas no desenvolvimento de projetos de solidariedade e apoio social, de forma a reforçar os recursos de assistência a pessoas e famílias mais vulneráveis.
“É uma estratégia que se tem revelado particularmente útil e eficaz, com bons resultados e um forte impacto nas comunidades locais”, reconheceu o vice-presidente e responsável pelo pelouro municipal da ação social, Manuel Lopes, num encontro com empresários do concelho.
O autarca sublinhou que a cooperação das empresas tem permitido reforçar apoios a pessoas com deficiência, melhorar condições de habitabilidade a várias famílias e colmatar diversas carências ao nível da educação e serviços primários de saúde.
“O esforço conjunto para assegurar melhor respostas sociais revela-se de ainda maior importância e pertinência numa época marcada pelo agudizar de problemas económicos, sociais e de saúde”, anotou Manuel Lopes, agradecendo a colaboração dos empresários.
O contributo de agentes económicos e empresas tem permitido a concretização de projetos sociais inovadores na área da saúde, como são o MediVida (com apoios nas despesas com medicação para famílias carenciadas), o DentiVida (para tratamento oral de famílias em situação mais vulnerável) e o IrisVida (apoio à saúde visual).
O Calendário Solidário, com edição anual e cujas receitas revertem exclusivamente a favor de famílias carenciadas do concelho, é outra das iniciativas em que o Município tem contado com “a solidariedade e o compromisso das empresas com responsabilidade social”, de forma a “atenuar desigualdades e potenciar a equidade social”.
O serviço municipal de ação social e o Núcleo Local de Inserção (NLI) de Vila Verde têm ainda contado com a contribuição do meio empresarial para a melhoria de condições de habitabilidade de famílias carenciadas, através da oferta de materiais de construção, eletrodomésticos e outros equipamentos.
No encontro com empresários, técnicas do NLI apresentaram os resultados das contribuições que têm vindo a fazer, reforçando a importância da responsabilidade social na criação de respostas que possam permitir a reconstrução de vidas e a concretização de sonhos, assim como na qualidade de vida e bem-estar das famílias mais vulneráveis do concelho.