Equipa de Proteção Animal do Município de Fafe com atividade intensa em 2021
A Equipa de Proteção Animal do Município de Fafe recolheu, durante o ano de 2021, no concelho, um total de 264 animais vivos, incluindo animais abandonados e errantes, e 130 cadáveres animais, muitos deles encontrados na via pública em adiantado estado de decomposição.
Este elevado número de resgate e captura contribuiu para a segurança de pessoas e bens, para o bem estar dos animais recolhidos e também para a preservação da salubridade e a proteção da saúde pública.
A par desta intervenção, e inserido na campanha oficial de vacinação antirrábica, identificação dos animais domésticos e controlo de zoonoses, em 2021 foram realizadas mais 635 vacinações e 207 identificações animais. Estas ações decorreram em todas as freguesias do concelho e no Centro de Recolha Oficial Animal de Fafe (CROA de Fafe).
Durante o ano de 2021 foram vacinados e revacinados 316 animais, que ficaram protegidos contra as principais doenças infecto-contagiosas. Foram ainda desparasitados 357 animais.
Todos os animais que entram no centro de recolha são vacinados e revacinados contra as principais doenças infecto-contagiosas nomeadamente esgana, hepatite, leptospirose e tosse do canil, para além da desparasitação interna e externa com desparasitantes de largo espectro.
Em 2021 foram entregues no CROA de Fafe, com guia de pagamento, 6 canídeos, no âmbito de um serviço disponibilizado pela Câmara Municipal que permite aos munícipes a possibilidade de entregarem os seus animais de companhia no CROA de Fafe, sempre que existam motivos de força maior, entre outros, falta de condições de alojamento, morte do detentor, emigração ou outras razões que possam colocar em causa o bem estar dos animais e a salubridade ou a segurança das pessoas e outros animais.
Quanto ao número de animais eutanasiados regista-se para o ano de 2021 um total de 53, todos considerados não adotáveis (portadores de doenças crónicas incuráveis ou com sinais de evidente sofrimento), conforme disposto na Lei 27/2016 de 23 de agosto que enquadra estas ações. Todos os cadáveres foram recolhidos por uma empresa autorizada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), tendo como destino a incineração.
No decurso de 2021, e em colaboração com outros departamentos do Município de Fafe, foram realizadas 28 ações de controlo de pragas das quais 10 correspondem a controlos de formigas aladas e as restantes de controlo de roedores.