Equipa Feminina de Basquetebol Sub14 do SCMF recebida nos Paços do Concelho
O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a equipa feminina de Basquetebol Sub-14 do Sport Clube Maria da Fonte, que se sagrou Campeã Distrital no passado fim-de-semana. Presentes estiveram também a Vereadora Fátima Moreira e o Vereador Paulo Gago, o Presidente do Sport Clube Maria da Fonte, Paulo Flávio, a equipa técnica e os pais das atletas.

Com esta cerimónia, o executivo municipal quis enaltecer o trabalho, o empenho e a perseverança das atletas campeãs, da equipa técnica e dos dirigentes, reconhecendo o contributo de todos quantos estiveram envolvidos nesta conquista, que honra a modalidade, o Sport Clube Maria da Fonte e a Póvoa de Lanhoso.
Esta equipa de jovens povoenses alcançou este título ao vencer o jogo da última jornada desta fase frente à equipa do SC de Braga, demonstrando grande espírito de superação, união e dedicação.
Este fim-de-semana, as atletas disputam uma jornada dupla frente à equipa da ACDE Diogo Cão, de Vila Real, a primeira de duas eliminatórias. Caso os resultados sejam favoráveis, a equipa do SCMF irá disputar o Campeonato Nacional deste escalão, levando mais longe o nome do clube e do concelho.
Recorde-se que a secção de basquetebol do Sport Clube Maria da Fonte surgiu em setembro de 1993 e, desde então, tem vindo a crescer de forma sustentada, promovendo valores fundamentais como o espírito de equipa, a disciplina, o respeito e a solidariedade, agregando à sua volta toda a comunidade.
Atualmente, o clube conta com cerca de 120 atletas nos escalões de formação, além da equipa sénior feminina, composta por 14 jogadoras. Os escalões bambis, minis 8, minis 10 e minis 12 são mistos, existindo também os escalões sub-14, sub-16 e sub-18, femininos e masculinos.
A aposta contínua nos escalões de formação permite ao SCMF oferecer às crianças e jovens do concelho a oportunidade de praticar desporto organizado, saudável e estruturado, contribuindo não só para o desenvolvimento desportivo, mas também para o crescimento pessoal, social e educativo dos jovens atletas.
Este trabalho de base assume um papel fundamental na promoção de estilos de vida ativos desde a infância, no afastamento de comportamentos de risco e na criação de hábitos saudáveis, sendo um investimento no futuro da comunidade.
O crescimento sustentado desta modalidade do SCMF é reflexo do empenho e dedicação dos diretores e dirigentes, que contam com forte apoio do Município, o qual reconhece no desporto um pilar essencial para a formação integral das crianças e jovens, renovando, ano após ano, o seu compromisso com este clube centenário das Terras da Maria da Fonte.


