ERMAL COM CAPACIDADE REDUZIDA
A Albufeira do Ermal tem vindo nos ultimos meses a perder capacidade de armazenamento de água causando espanto e apreenção a quem por lá passa.
A disponibilidade hídrica armazenada na bacia do Ave, albufeira do Ermal era de 25% no ultimo dia do mês de Novembro.
Sendo que o Ermal é uma das cinco albufeiras que apresentavam uma menor disponibilidade de água a nivel nacional segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.
Além da bacia do Ave, tambem as bacias do Lima, Sado , Mira, Oeste e Arade apresentavam no final de novembro menor disponibilidade de água.
A VMTV questionou a EDP, entidade exploradora, para esta questão e a mesma afirmou que” A atual cota da albufeira de Guilhofrei (Ermal) encontra-se dentro dos limites definidos contratualmente.
A gestão das albufeiras efetuada pela EDP Produção implica uma descida gradual dos níveis durante os meses de verão e outono, de modo a garantir que, no início do inverno, os níveis da albufeira estejam mais baixos – dessa forma, consegue aumentar-se a capacidade de encaixe e armazenamento da albufeira na época em que previsivelmente há mais chuva e, ao mesmo tempo, reduzir-se o risco de cheias para jusante durante esse período.”