Escola de Ciências da UMinho comemora 46 anos na segunda-feira
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) celebra o seu 46º aniversário esta segunda-feira, dia 22, pelas 16h00, com uma cerimónia em direto no seu facebook. A sessão inicia com as intervenções do reitor, Rui Vieira de Castro, e da presidente da ECUM, Manuela Côrte-Real.
De seguida, seis professores e investigadores vão apresentar trabalhos da Escola ligados à pandemia, mostrando o valor da ciência básica, os desafios no ensino, o impacto do confinamento na visão e na qualidade do ar, além de estudos sobre ambiente e o projeto científico MC4COVID. Os oradores são a bióloga Sandra Paiva, os optometristas Paulo Fernandes e José Manuel González Méijome, as geólogas Paula Marinho Reis e Teresa Valente e o físico Carlos Tavares. A sessão fecha às 17h30, com o momento musical “Amor Azul”, pela Azeituna – Tuna de Ciências da UMinho.
Criada em 1975, a ECUM é uma das maiores escolas da UMinho e desenvolve atividades de ensino, de investigação e de interação com a sociedade a partir dos campi de Gualtar, em Braga, e de Azurém, em Guimarães. Tem cinco departamentos – Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática, Química – e integra sete subunidades de investigação: Centro de Biologia Funcional de Plantas (CBFP-BioISI), Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), Centro de Ciências da Terra (CCT-ICT), Centro de Física (CF-UM-UP), Centro de Matemática (CMAT), Centro de Química (CQUM) e um polo do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP Minho). Assegura 11 cursos de licenciatura, 13 mestrados e 11 doutoramentos, sendo a qualidade do ensino e investigação suportada por 176 docentes de carreira, todos doutorados, 56 investigadores contratados e 43 trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão.