Escola de Medicina da UMinho celebra 22 anos
A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM) assinala o seu 22º aniversário hoje segunda-feira, dia 10 de outubro, pelas 10h00, no auditório Zulmira Simões desta Escola, sito no campus de Gualtar, em Braga.
A cerimónia prevê as intervenções do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente da EMUM, Jorge Correia Pinto, bem como do professor Nuno Sousa, do presidente da Alumni Medicina, Nuno Gonçalves, e do presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina, João Pedro Monteiro. O programa prevê ainda atuações musicais, um momento com os recém-graduados e a entrega de prémios anuais a investigadores, docentes, técnicos e estudantes que se tenham evidenciado pelo seu percurso.
A Escola de Medicina da UMinho – que até outubro de 2016 se designava Escola de Ciências da Saúde – é uma referência nacional e internacional na área. Integra o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS/3B’s), o Centro Clínico Académico (2CA Braga), o Centro de Medicina Digital P5 e a Associação Ciência, Inovação e Saúde (B’ACIS).
No seu perfil destaca-se o novo currículo formativo mais flexível e autónomo para os “médicos do futuro”; a qualidade e diversidade dos programas académicos, como a parceria com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson (EUA); a afirmação da investigação em vários projetos com fundos internacionais; a realização de um terço dos ensaios clínicos em Portugal; os inúmeros galardões individuais e coletivos, como o recente Prémio de Criatividade Tecnológica da SPA pelo ventilador pulmonar Atena; os certificados mundiais “Orpheus” pela excelência dos doutoramentos e “Aspire” pelo ensino e pelo envolvimento dos alunos; e o primeiro lugar nacional desde 2008 (ano dos primeiros graduados) nos exames de seriação para a especialidade médica. O site oficial é www.med.uminho.pt.