Escola EBS Vieira de Araújo vai ser encerrada amanhã
A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo vem há vários anos a alertar para as condições degradantes em que se encontra a escola EBS Vieira de Araújo em Vieira do Minho.
A associação considera que esta escola está no ponto de rutura, pois os educandos não têm as condições mínimas para estudar. Tendo sido assinado um protocolo em 27 de setembro de 2016, para a requalificação e modernização deste estabelecimento de ensino e verificando-se, até ao momento, que não se conseguiu arrancar com a empreitada, por razões que ultrapassam esta Associação, a mesma entende que é hora de por fim a esta situação.
“O facto de o processo perdurar no tempo, sem qualquer efeito visível e concreto, em nada engrandece a democracia do país. Os encarregados de educação deste agrupamento são cidadãos com os mesmos direitos e deveres que outros das outras localidades em que as escolas já foram requalificadas.” afirma o presidente da associação de pais, Paulo Magalhães.
Segundo o mesmo “O processo político aos políticos diz respeito, e os senhores deveriam deixar as quezílias partidárias para os parlamentos ou assembleias e não deveriam brincar com o futuro dos nossos filhos, porque é disto que estamos a falar: O FUTURO DOS NOSSOS EDUCANDOS”.
A associação de pais não vai continuar com uma postura serena e impávida como até agora e vão partir para outras medidas de luta.
A associação acrescentou ainda “Não aceitamos/toleramos mais atrasos neste processo, a requalificação e modernização tem que arrancar o quanto antes, queremos datas específicas.
”Como até ao passado dia 4 de fevereiro ninguém do Ministério da Educação nos deu nota do estado do processo, e relembro que no dia 30 de janeiro, do presente ano foi convidado um representante da DGESTE ou do MEC a estarem presentes na reunião de 4 de fevereiro, para darem as explicações que achassem pertinentes aos encarregados de educação, foi deliberado por unanimidade nessa reunião o encerramento da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo em Vieira do Minho, nos dia 7 e 8 de fevereiro de 2019. “