Quantcast
 
 

Escuteiros de Marinhas em Esposende celebram 50.° aniversário

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, participou nas cerimónias do 50.º aniversário do Agrupamento de Escuteiros 813-Marinhas, ocasião em que foram inauguradas as obras de reabilitação da sede desta instituição que foram comparticipadas pelo Município. Reconhecendo a dinâmica associativa ímpar de Marinhas, Benjamim Pereira recordou que “ser escuteiro é uma missão, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor”.

 

“O movimento escutista tem desempenhado um papel fundamental na formação dos jovens, incutindo valores essenciais como o respeito, a responsabilidade, a solidariedade e o amor à natureza. Estes princípios, promovidos e vividos pelo Agrupamento 813, têm sido fundamentais para o desenvolvimento pessoal e cívico dos seus membros, ajudando a construir uma sociedade mais justa e fraterna”, sublinhou Benjamim Pereira, para quem “os escuteiros são verdadeiros exemplos de cidadania ativa e, pelas suas ações e projetos, demonstram compromisso constante com a comunidade, apoiando causas sociais, ambientais e culturais”.

 
 

O presidente da Câmara Municipal de Esposende lembrou o processo de reabilitação da sede do agrupamento, com um pedido de apoio financeiro, em 2020, para comparticipar nos custos da obra. O montante global da intervenção atingia os 53.200,43€ + IVA e o Município atribuiu um apoio financeiro no valor de 25 mil euros.

Lembre-se que o edifício que acolhe o Agrupamento 813 de Marinhas foi construído em 1995 e serve, a título gratuito, de apoio a grupos organizados de pessoas que necessitam de um espaço para reunir ou ensaiar, além dos apoios financeiros atribuídos, o Município colabora regularmente com o agrupamento, nos transportes solicitados para as atividades que realizam fora do concelho. A Câmara Municipal atribuiu, ainda, o montante de 10 mil euros para as comemorações destas celebrações, contribuindo para a realização de um ambicioso plano comemorativo, que se traduz em várias iniciativas de cariz associativo, cultural e recreativo que têm envolvido toda a comunidade.

 
 

Nas cerimónias que hoje decorreram, com forte participação popular, foi inaugurado um monumento evocativo dos 50 anos, no campo de S. Miguel, da autoria do escultor Américo Abreu, em colaboração com o arquiteto José Pimenta e que o chefe de agrupamento, Hugo Ferreira justificou o uso de madeira e pedra como alusão à “resistência e à adaptabilidade, transmitindo união, caminho e serviço”, deixando um marco na comunidade.

O agrupamento distinguiu a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal com as medalhas de agradecimento grau bronze e grau prata, respetivamente, ambos aprovados pelo Corpo Nacional de Escuteiros e foram distinguidos, ainda, ex-dirigentes e parceiros locais, com especial destaque para o padre Casado Neiva e padre Avelino que estiveram ligados ao aparecimento do escutismo em Marinhas que contribuíram para o trabalho realizado ao longo deste meio século, assim como a Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.

 

Os chefes de Núcleo e Regional enalteceram o trabalho de proximidade realizado pela Câmara Municipal de Esposende, junto dos jovens do concelho.

O Presidente da Junta de Freguesia, Aurélio Neiva, relembrou o seu tempo de escuteiro que o impulsionou para a atividade pública é destacou o facto de Marinhas reunir “diversas associações com 50 anos de existência e que muito contribuem para o desenvolvimento local”.

 

O Agrupamento 813 de Marinhas conta com 90 escuteiros, com idades compreendidas entre os 6 e os 22 anos e adultos que constituem as equipas de animação.

Esta postura do Município de Esposende enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

 

Comentários

comentários

You may also like...

Deseja ativar as notificações Sim Não