Quantcast
 
 

Especialista de inactivação de explosivos da Marinha Portuguesa em acção sobre um engenho pirotécnico marcador marítimo

Setúbal, Portugal
Junho de 2024

 

Um marcador marítimo de posição, modelo SC-25 da canadiana HFI Pyrotechnics Inc, a ser alvo de acção de inactivação por parte de especialista EOD (“Explosive Ordnance Disposal”) do Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º 1 (DMS 1) da Marinha Portuguesa, na zona ribeirinha próxima dos Estaleiros Navais da Mitrena, em Setúbal, Junho de 2024, após ter sido recolhido na Praia da Figueirinha, a cerca de 16 km a Oeste deste local.

 
 
Foto via Marinha Portuguesa

Cada marcador SC-25, com 47 cm de comprimento, 7,6 cm de diâmetro, com uma massa total de 1,7 kg, contém, quando activo, uma carga pirotécnica de 820 gramas (um composto de fósforo vermelho). Lançado a partir de aeronaves destina-se a marcar com emissão de fumo ao longo de 13 minutos e meio, posições no mar, sendo de accionamento automático após 20 segundos em contacto com a água. Esta marcação visa denotar um ponto de interesse ou contacto – seja num contexto de busca e salvamento (“Search and Rescue”, SAR) ou de patrulha anti-submarina. Permite ainda aferir a direcção do vento.

A inactivação decorre com a aplicação de uma barra flexível de explosivo de carga direccionada (tipologia “flexible linear shaped charge”, FLSC), que irá resultar na abertura do invólucro metálico (alumínio) do marcador marítimo e na queima do material pirotécnico que possa subsistir no seu interior. Podemos observar, na aplicação deste mesmo material, as luvas tácticas de protecção Mechanix Wear M-Pact.

 
 

Na lateral do capacete do militar português temos um patch da “Team Wendy”, marca norte-americana de equipamentos de protecção individual (detida pela britânica Avon Protection desde Novembro de 2020) e o fabricante do capacete EXFIL em uso pelo mesmo – que permite a instalação de visor e protecção maxilo-facial. Podemos observar o equipamento de protecção auditiva Howard Leight Impact Sport (com atenuação electrónica e interface para comunicações. O militar está aqui armado com pistola Glock 17, em calibre 9x19mm Parabellum, em coldre sintético da Safari Land.

Foto via Marinha Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...