Quantcast
 
 

Esposende Cuida + de quem cuida, assinala Dia Mundial do Cuidador Informal

A valorização dos cuidadores informais está contemplada nas políticas de Coesão Social do município de Esposende, através da implementação de projetos que visam a consciencialização da sociedade para a sua importância e, através da concertação de esforços, seja possível potenciar ganhos em saúde, quer para as pessoas que cuidam, quer para as pessoas que são cuidadas.

 


Os/as cuidadores/as informais deparam-se, diariamente, com exigências decorrentes do ato de cuidar que englobam desde os aspetos emocionais aos instrumentais, aos quais têm de dar resposta, ocasionando, muitas vezes, uma sobrecarga com o consequente desgaste que lhe é inerente.

 
 


O Município de Esposende tem promovido uma ação articulada, numa lógica de intervenção integrada nas diversas áreas de atuação, através da criação de parcerias estratégicas com vista a proporcionar respostas de proximidade e inovadoras às problemáticas emergentes, no âmbito do CUIDAR +.


Com o propósito de criar uma rede de suporte formal aos/às cuidadores/as informais no concelho e, proporcionalmente, promover a melhoria da qualidade de vida destes/as e ainda, das pessoas cuidadas, o Município de Esposende estabeleceu um protocolo de colaboração com o Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CASTIS), com o intuito de ser implementado o Projeto Cuidar de Quem Cuida(CQC).

 
 


No decurso da implementação do CQC, o Município de Esposende disponibiliza aos e às cuidadores/as informais um serviço específico, sediado no Gabinete de Apoio ao Cuidador (GAC) e que faculta o acesso a um conjunto de medidas de apoio e direitos de diversa natureza, além de disponibilizar o apoio psicológico gratuito. O GAC funciona nas instalações da Divisão da Coesão e Desenvolvimento Social e a equipa técnica pode ser contactada através do 937630860 ou do e-mail accaosocial@cm-esposende.pt


 

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...