Esposende disponibiliza transporte gratuito para as praias de Esposende, Fão e Apúlia
A partir do próximo sábado, dia 1 de julho, e até ao final do mês de agosto, o Município de Esposende vai disponibilizar transporte gratuito para as praias de Esposende, Fão e Apúlia.
Assim, ao longo deste período, os banhistas poderão usufruir do miniautocarro “Summer Bus”, que circulará entre o Forte de S. João Baptista, junto à foz do rio Cávado, em Esposende, até à praia da Ramalha, em Apúlia, com paragem, para recolha e largada de passageiros, em Esposende (Forte São João Baptista, Hotel Suave Mar, Largo do Mercado) Fão (Ofir) e Apúlia (Praia de Cedovém, Couve e Ramalha). O transporte estará disponível diariamente, entre as 9h00 e as 19h45, com saída de Esposende às 9h00, 10h00, 11h00, 12h30, 14h30, 16h00, 18h00 e 19h00, e retorno ao ponto de partida 45 minutos após cada um destes horários.
Esta medida insere-se no plano de gestão de trânsito definido pelo Município para o período de verão, com particular incidência nas zonas de maior afluência de banhistas, nomeadamente em Esposende, Fão e Apúlia, o qual contempla um conjunto de medidas para evitar constrangimentos ao nível da circulação e estacionamento automóvel nestes locais.
Neste sentido, e à semelhança de anos anteriores, foi alterada a postura de trânsito em determinadas ruas destas localidades, que entrou em vigor no passado dia 12 de junho. A partir do próximo dia 1 de julho, serão introduzidas novas alterações em Apúlia, sendo que a Avenida da Colónia passa a ter sentido único norte-sul no troço compreendido entre a Rua Fonte da Senhora e a Avenida da Praia, e a Rua do Açude terá sentido único sul-norte no troço compreendido entre a Avenida da Praia e a Rua da Fonte da Senhora.
Neste plano de medidas, incluiu-se também a criação de parques de estacionamento alternativos, próximo das zonas balneares de Fão e Apúlia, a par do reforço de fiscalização por parte das autoridades policiais, nomeadamente da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Esposende.
O Município de Esposende apela à compreensão e atitude colaborativa de todos os veraneantes, de modo a tentar minimizar o impacto e constrangimentos decorrentes da elevada procura que estas zonas balneares de excelência registam nos meses de verão.