Esposende mostra em Sevilha investigação sobre o naufrágio quinhentista
O Município de Esposende participa, em Sevilha, esta semana, na XIX reunião internacional para a História da Ciência Náutica “Magalhães, Elcano, as circum-navegações e as Grandes Explorações Oceânicas”.
Inicialmente agendado para outubro de 2020, o Congresso Internacional Magallanes Elcano foi sucessivamente adiado, devido à situação pandémica mundial.
O Município de Esposende foi convidado, em 2020, pelo professor catedrático da Universidade de Lisboa, Francisco Contente Domingues (entretanto falecido), para apresentar o projeto desenvolvido no âmbito do naufrágio quinhentista de Belinho.
Após a sessão inaugural e de homenagem ao Professor Francisco Contente Domingues, na manhã de segunda feira, foi apresentada a comunicação “The Belinho 1: preliminary notice on a 16th century shipwreck (Esposende, Portugal)” – Belinho 1: notícia preliminar de um naufrágio do século XVI, integrada na sessão 1 “Naufragios y arqueología subacuática. Shipwrecks and uderwater archaeology”.
A apresentação terminou com a visita virtual à exposição patente no Forte de S. João Batista “Patrimónios Emersos e Submersos – Do Local ao Global”.
A presença do Município de Esposende nesta reunião internacional representa uma
oportunidade ímpar para prosseguir e potenciar a divulgação do projeto arqueológico do naufrágio de Belinho e o singular investimento do Município de Esposende nesta área, ao mais alto nível internacional e que muito prestigia o concelho de Esposende.