Eurodeputada Portuguesa defende sensibilização dos europeus para o consumo de pescado sustentável
Isabel Estrada Carvalhais deixou esta semana um conjunto de questões na reunião da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, com vista a otimizar a rentabilização dos recursos marinhos. Aproveitando a presença e partilha de informações da Diretora Geral da DG MARE, Charlina Vitcheva, a deputada portuguesa dirigiu-se a esta responsável abordando a importância dos produtos das pescas para a alimentação.
Enfatizando a relevância do consumo de pescado, nomeadamente para uma alimentação saudável, Carvalhais deixou recomendações para a campanha recentemente lançada pela Comissão Europeia, Taste The Ocean (Saboreie o Oceano). “A verdade é que até agora esta campanha tem passado despercebida para a maioria dos Europeus“, considerou, pelo que “é importante perceber de que forma a Comissão Europeia e a DG MARE poderão impulsionar a campanha“. Para além de maior visibilidade a eurodeputada considera ser necessário que a iniciativa tenha o efeito pretendido e “leve os europeus a consumir mais pescado capturado de forma sustentável e diversificar as espécies consumidas“, contribuindo assim também para os objetivos da estratégia do Prado ao Prato.
Para além de realçar a necessidade de dar maior atenção ao papel dos produtos das pescas e da aquacultura na efetivação do Pacto Ecológico Europeu, Isabel Carvalhais questionou ainda a Diretora Geral sobre a intenção de olhar para as obrigações de desembarque, no sentido de combater o desperdício e “encontrar forma de as capturas que os pescadores não consigam evitar, poderem ser utilizadas para alimentação humana, nomeadamente em instituições de solidariedade social e bancos alimentares“.