Europa apoia enoturismo na região do Ave para criar desenvolvimento e coesão territorial
A Comunidade Intermunicipal do Ave – CIM do AVE é, juntamente com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, uma das duas
regiões portuguesas abrangidas pelo projeto AgroTour SUDOE, que promove o agroturismo sustentável no Sudoeste Europeu (França, Espanha e Portugal), para promover o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial.
A CIM do Ave participou numa reunião de consórcio, no município de Lerma, na província espanhola de Burgos, com os representantes das entidades beneficiárias, provenientes de Portugal, Espanha e França, com o objetivo de criar um modelo de enoturismo sustentável na comunidade.
A reunião incluiu apresentações do progresso na identificação de atores-chave e boas práticas no agroturismo, bem como a definição dos próximos passos para a realização de experiências-piloto nas diferentes regiões. Foi ainda discutida a estratégia de comunicação para o AgroTour SUDOE e efetuada uma visita técnica para dar aos participantes uma visão prática das iniciativas de agroturismo na zona.
O projeto, que teve início a 1 de janeiro deste ano e termina a 31 de dezembro de 2026, tem como Parceiros Associados da CIM do Ave a Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave – SOL DO AVE, a Probasto – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
As fases do projeto passam pela organização de campanhas de sensibilização dos potencias parceiros (produtores, quintas, empresas de animação turística, municípios); pelo diagnóstico, ativação dos atores interessados e definição do modelo de enoturismo para o AVE; pela recolha e tratamento de dados; pela estruturação de um pacote de experiências de enoturismo; pelo marketing digital e inteligência artificial aplicados à promoção do agroturismo; por ensaios-piloto; terminando com o Fórum de Apresentação de Resultados.
O projeto AgroTour SUDOE foi aprovado pelo Interreg VI-B Sudoe, tem um orçamento de 1.608.881,44 euros, 1.206.661,08 dos quais financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Deste valor, 163.463,33 euros são atribuídos à CIM do Ave, aplicando-se a taxa de cofinanciamento de 75% do FEDER, que equivale a 122.597,50 euros.
“O Sudoeste Europeu sofre de um problema estrutural de desertificação e envelhecimento populacional que urge cada vez mais combater. O projeto AgroTour SUDOE visa dar solução a este grave problema, apostando no agroturismo de qualidade para dinamizar a economia das áreas rurais, atraindo investimento e população jovem, para além de fixar a existente”, afirma Marta Coutada, Primeira-Secretária Executiva da CIM do Ave.
Além das CIM do Ave e Viseu Dão Lafões, o projeto tem como beneficiárias a Chambre d’Agriculture Dordogne, o Comité Régional du Tourisme et des Loisirs de la Région Occitanie e a Chambre d’Agriculture de l’Ariège, estas três de França; a Sociedad para el Desarrollo de la Provincia de Burgos, o Consorcio Reserva Biosfera Ordesa Viñamala, a Fundación Ávila e a Universidad de Salamanca, as quatro últimas de Espanha..