Quantcast
 
 

Exposição “Estranhofones” no Theatro Gil Vicente em Barcelos

O Theatro Gil Vicente recebe, de 18 de fevereiro a 27 de março, a exposição “Estranhofones”, que resulta do projeto “PULSArte” inserido no programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva”.

 
Barcelos
Imagem Ilustrativa

Esta exposição advém de sessões de campo, com a participação de crianças e jovens do centro de acolhimento da Casa do Menino Deus para registos sonoros na natureza, preparação e realização de uma performance, culminando nesta exposição.

 
 


O conceito de “estranhofones” foi desenvolvido pelo músico Samuel Martins Coelho e o cenógrafo César Estrela, e está associado a “sons marginais” e outros barulhos aos quais não se presta muita atenção.


PULSArte

 
 


O “PULSArte”, integrado no projeto “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva”, é um programa que integra um conjunto de projetos artísticos, com vista à promoção do sentimento de pertença e ao desenvolvimento de competências e sensibilidades juntos de comunidades mais desfavorecidas, através do contacto com profissionais de áreas artísticas. Este contacto desenvolve-se através de oficinas de música, teatro, pintura e escultura, contribuindo para ampliar o espólio cultural e artístico da comunidade barcelense.


O “PULSArte” divide-se em duas vertentes: uma junto de crianças e jovens do centro de acolhimento da Casa do Menino Deus; outra com a comunidade de etnia cigana.
O projeto “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva” consiste num vasto programa de atividades culturais a desenvolver em todo o Município, com particular foco na participação ativa de pessoas com menor facilidade de acesso à cultura e em maior risco de exclusão social, promovendo, por essa via, a sua inclusão.

 


Esta iniciativa insere-se no âmbito do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, projeto promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do Programa Norte 2020. Tem um financiamento de 392.656,00 € e integra o aviso “Nor-te-30-2019-34 – Cultura para todos”, colocado pelo PDCT (Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial) e gerido pela CIM Cávado.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...