Exposição Interativa “Fogo Frio” patente até dezembro em Braga
Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 11 de outubro, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Cávado, a exposição “Fogo Frio, uma exposição interativa que explora o conceito do fogo, a sua formação, o seu papel em ecossistemas e como pode ser utilizado de forma benéfica, sobretudo na prevenção de incêndios florestais.
A exposição destaca o uso do “fogo frio” – um tipo de fogo controlado e seguro que contribui para a prevenção de incêndios devastadores. Os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre diferentes contextos, onde o fogo frio é desejável e eficaz.
Esta inauguração contou com a presença dos Presidentes que compõem o Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, técnicos e outros convidados, marcando assim o início desta importante iniciativa de sensibilização e educação ambiental.
Durante a visita, o público é convidado a interagir com as diversas atividades propostas, respondendo a perguntas, conhecendo as principais regras de prevenção de incêndios e identificando num mapa as causas mais comuns de incêndios, em Portugal e na sub-região do Cávado.
Esta exposição resulta de um projeto do Orçamento Participativo de Portugal de 2017 e tem percorrido várias cidades, sensibilizando para a importância do uso sustentável do fogo. O projeto é coordenado pela investigadora Conceição Colaço, do Instituto Superior de Agronomia (CEABN-InBIO) e foi desenvolvido em conjunto com a empresa Mapa das Ideias.
A exposição “Fogo Frio” está disponível para visitas, que podem ser agendadas no seguinte formulário.