Quantcast
 
 

Exposição “Vimes, Madeira, Pedra e Lã” para ver na Casa da Cultura

É inaugurada esta sexta-feira, 14 de novembro, na Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto, a exposição do projeto Landra – Saber a Terra sobre a arte dos vimes, madeira, pedra e lã. A iniciativa está marcada para as 17 horas.

 


Ao longo de um ano, foram convidados artesãos locais a partilharem as suas artes e ofícios na Landra, onde se apreendeu “a recolher, a processar e a trabalhar da forma mais rudimentar, com vimes, lã, madeira e pedra; materiais abundantes no ecossistema florestal de Riodouro”.

 
 


Numa instalação artística, estes materiais transformados à mão pelos participantes manifestam-se em diversas formas quotidianas, acompanhados por filmagens dos ensinamentos dos artesãos e por uma paisagem sonora que se compôs ao longo das várias estações. Como a recolha se estendeu também às plantas espontâneas, nesta exposição são também destacadas espécies da nossa região.


A exposição termina a 31 de janeiro de 2026, e conta com o lançamento da coleção de livros Saber a Terra.

 
 


Artesãos
Cesteiro Joaquim Pereira / Carpinteiro José Machado / Pedreiro José Eduardo / Mulheres de Bucos: Ilídia Oliveira, Ana Pires, Teresa de Jesus Oliveira, Maria Jorge Gonçalves, Maria Simões, Elisa Brás e Laura Neiva / Pastoras Rosa Pereira e Irene Carvalho


Equipa
Organização, Direção Artística, e Edição: Landra (Sara Rodrigues e Rodrigo Camacho) / Som e Apoio à Produção: Beatriz Rola / Coordenação e Captura de Vídeo: João Ferreira / Edição de Vídeo: Mariana Vasconcelos / Fotografia: Magda Pereira / Design: Paulo Mariz / Assistência: Clara Santiago

 


Apoios
O projeto Saber a Terra conta com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e do programa Arte e Coesão Territorial da Direção-Geral da Artes. Contou ainda com as parcerias da Casa da Lã, Junta de Freguesia de Riodouro, Livraria Inquietação e projeto Tramas da Teque Artes.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não