Fafe acolhe a Semana da Saúde Mental
De 7 a 12 de outubro, o Município de Fafe, através da Divisão de Coesão Social, organiza pela primeira vez a Semana da Saúde Mental. Trata-se de uma iniciativa que se reveste de especial importância num contexto relativo à conjuntura económica e social que estamos atualmente a viver, sendo muitos os desafios na área da saúde mental que importa compreender e procurar refletir.
Um dos momentos altos do programa será a realização, a 10 de outubro, de um seminário relativo ao Dia Mundial da Saúde Mental, no Auditório Municipal, que abarcará as problemáticas das várias franjas etárias e os desafios à Saúde Mental. Será um dia que balanceará entre a prevenção da doença e a promoção da saúde, contando com a arte, a dança e a criatividade como aliados. Serão abordados temas como a “Viagem ao serviço de pedopsiquiatria: De onde vimos, para onde vamos”; “Saúde Mental nos jovens: crescer com riscos e oportunidades”; “Jovens e consumos”; “Riscos psicossociais”, entre outros; terminando com a assinatura da declaração com os parceiros do Grupo de Saúde Mental.
No dia 7 de outubro será inaugurada, na Biblioteca Municipal de Fafe, a exposição “Saud’Arte: Arte entre Mãos”, às 14h00, que estará disponível para visita o resto da semana, dando as boas vindas ao roteiro de Saúde Mental que decorrerá ao longo da semana, com sessões e iniciativas em várias Instituições/Associações e Clínicas.
A Biblioteca recebe às 14h30 a iniciativa “Compreender e sentir o meu bebé: vinculação segura”, do Serviço Nacional de Intervenção Precoce na Infância – ELI. AS inscrições são gratuitas através do e-mail eli5.snipi@gmail.com. Às 18h30, através da associação Crianças, Adultos e Famílias decorrerá também na Biblioteca Municipal uma iniciativa ligada à “Saúde Mental e Vitimização nas Relações”, estando as inscrições abertas a partir do e-mail agendaplsicaf@gmail.com, iniciativa que também se vai realizar no dia 9 de outubro.
Na terça-feira, a Associação Sentir realizará uma atividade com jogos de estimulação cognitiva apelidados de “Jogos Locais”, às 15h00, nas suas instalações. Na Clínica Inova a Mente, às 18h30 decorrerá a sessão “Vamos falar do que não se fala: como promover a saúde mental em contexto familiar”, estando as inscrições abertas à comunidade através do e-mail manuelaparis@inovaamente.pt.
No dia 9 de outubro, às 10h00 terá lugar o podcast “À conversa com Bruno Costa”, do CACI da Cercifaf. Às 16h00, o Dr. Paulo Martins, da Cruz Vermelha, realizará uma palestra dedicada aos trabalhadores do Serviço de Emprego, no Instituto de Emprego e de Formação Profissional. Às 15h00 a iniciativa “Saúde Mental nos Cuidadores” decorrerá na Biblioteca, estando as inscrições abertas à comunidade através do e-mail agendaplsicaf@gmail.com. A Oficina de Tecelagem – TRAMA realizará um workshop no Agrupamento de Escolas de Fafe, às 16h30.
O dia 10 de outubro será dedicado ao Seminário, que inicia às 9h30, decorrendo também, no Agrupamento de Escolas de Fafe, a iniciativa “Jovens e Saúde Mental”, às 10h00. Às 16h30, no Agrupamento de Escolas Montelongo, terá lugar a sessão “LeveMente”, dirigida a pessoal docente e não docente, assim como à comunidade educativa.
Na delegação da Cruz Vermelha de Fafe, terá lugar a partir das 9h30 do dia 11 de outubro, uma formação em “Primeiros Socorros Psicológicos”, dirigida aos técnicos. A Oficina da Cor – “”os Sentimentos têm COR”, bem como o Hospital de Reiki, às 14h00, estarão abertos à comunidade interessada. Às 17h00 a iniciativa “Os desafios à saúde mental de famílias com filhos atípicos: prevenir para não ter que remediar”, terá lugar na Biblioteca, com inscrições abertas a partir do e-mail agendaplsicaf@gmail.com.
No último dia da Semana da Saúde Mental, na Biblioteca Municipal de Fafe, terá lugar a apresentação do livro “Pantufas Azuis”, de Lurdes Nogueira Costa, às 10h30. O workshop “Estratégias para harmonizar relações familiares” decorrerá na MIND – Medicina Integrativa Novo Desenvolvimento, às 15h00.
Informamos ainda que na Biblioteca Municipal, durante toda a semana, a atividade Biblioconto “O cuquedo”, de Clara Cunha e a iniciativa “Croché: terapia nas mãos”estarão a decorrer, mediante inscrição dos/as participantes.