Famalicão reafirma-se como “Cidade Amiga das Crianças”
O Município de Vila Nova de Famalicão reafirmou a sua preocupação com a promoção dos direitos das crianças e renovou o seu interesse em participar no programa “Cidades Amigas das Crianças”, promovido pela UNICEF.
O executivo municipal aprovou esta terça-feira, 20 de dezembro, a celebração de um protocolo de colaboração com o Comité Português para a UNICEF para a implementação da iniciativa que visa, entre outros objetivos, promover a aplicação dos direitos das crianças nas decisões, políticas e programas dos municípios portugueses, incentivando a adoção de uma política coordenada para a infância e adolescência.
Pretende-se assim, assegurar o bem-estar de todos os cidadãos e em particular dos mais jovens, potenciar a participação das crianças na vida da comunidade e o trabalho em rede entre entidades públicas e privadas envolvidas na defesa dos direitos da criança.
Recorde-se que o programa “Cidades Amigas das Crianças” foi relançado, em 2015, pelo Comité Português para a UNICEF.
A UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – é a principal agência humanitária que trabalha especificamente para a promoção e defesa dos direitos das crianças. A UNICEF presta ajuda humanitária sem discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra.