Quantcast
 
 

Feira Internacional de Ciência em Guimarães: Um portal para as tecnologias do futuro e a formação de jovens cidadãos

Decorreu esta sexta-feira, no IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães, a sessão de abertura da Feira Internacional de Ciência, que contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho e de Hernani Gerós, representante da UMinho na Direção da Curtir Ciência.

 

Na sua intervenção, Paulo Lopes Silva defendeu a necessidade de “estimular o conhecimento sobre ciência”, um dos eixos estratégicos do desenvolvimento de Guimarães, nas várias faixas etárias da sociedade, com particular relevo nas mais jovens. Esta feira internacional represente “um momento importante para que todos aqueles aqui presentes possam dar a conhecer o seu trabalho”, trazendo “visibilidade a algo que acontece dentro de portas, sobre as tecnologias do futuro” que vão permitir “cidadãos mais bem preparados para o futuro”.

 
 

Ao participar neste evento, Paulo Lopes Silva acredita que os jovens possam encontrar mais informações acerca das possibilidades disponíveis para o seu futuro, tornando-se assim um momento capaz de contribuir para a decisão.

Rui Vieira de Castro referiu-se à intensa atividade anual do Curtir Ciência, destacando as relações que estabelecem com várias instituições e tipos de público, afirmando ser “um enorme orgulho ver o impacto deste centro” na comunidade. Para o reitor, uma Instituição de Ensino Superior “tem que ter uma dimensão de promoção da ciência junto dos públicos mais novos”. O desafio é: “Como é que se pode beneficiar a população? Como podemos promover uma receção deste conhecimento e da ciência? Através de atividades como esta, concluiu.

 
 

No total, são 29 entidades presentes, que vão desde escolas secundárias, universidades, politécnicos , empresas privadas, públicas e organismos internacionais, durante dois dias intensos de mostra de atividade científica.

Sobre a Feira Internacional de Ciência

 

A FIC2 reúne investigadores, projetos, equipamentos e infraestruturas ligados à Ciência e Tecnologia, integrando estas áreas como promotoras do conhecimento e da literacia científica. Ao longo dos dois dias, entre as 10:00 e as 19:00 horas, o programa inclui palestras, formação e exposições, contando com investigadores das mais diversas áreas científicas. Além da mostra de projetos pedagógicos e da apresentação de novidades tecnológicas disponíveis no mercado, a FIC2 dará a conhecer o que de melhor se faz na, e pela, Educação e Ciência, em Guimarães.

As escolas de Ciências e de Engenharia da UMinho, o IPCA, o Laboratório da Paisagem de Guimarães, o Centro de Valorização de Resíduos, a Casa das Ciências, a Vimágua e a Resinorte são alguns dos expositores confirmados, assim como várias escolas profissionais e secundárias de Portugal e Espanha.

 

A mostra divide-se em três sectores: Palestras e Mesas Redondas abertas às escolas e comunidade, com presença de investigadores de diversas áreas científicas e tecnológicas; Mostras Temáticas com a presença de escolas, centros de investigação e empresas, e um terceiro setor com Espaços Lúdico-pedagógicos pensados para os visitantes mais novos.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...