Feira Quinhentista de Vila Verde dedicada a Sá de Miranda
Centenas de alunos de diferentes níveis de ensino e diversas organizações associativas juntam-se no próximo fim-de-semana, em Vila Verde, para reeditar a Feira Quinhentista dedicada a Sá de Miranda. Durante três dias, dezenas de espetáculos e recriações históricas marcam um programa intenso de atividades lúdicas e culturais.
Organizado pela Câmara Municipal de Vila Verde, o evento assume-se como uma oportunidade para aprofundar conhecimentos da história do concelho e do país.
Lutas de espada e declamações de poesia, música ao vivo, artes circenses e teatro de rua, dança, artesanato, desfiles, gastronomia, demonstrações de armas, exposições e espetáculos de época fazem parte do programa, que arranca na sexta-feira.
Tendo como referência as marcas da vivência do poeta na Ribeira do Neiva, a “Feira Quinhentista – Sá de Miranda por Terras de Vila Verde” conta com uma forte participação dos Agrupamentos de Escolas, da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e da Academia de Música de Vila Verde.
A Escola EB 2,3 da Ribeira do Neiva lança o programa com atividades que vão desenrolar-se ao longo da manhã de sexta-feira, instalando-se depois a Feira no centro de Vila Verde.
Animação e recriações históricas
Num ambiente inspirado na época quinhentista, o certame conta com a participação de artesãos, mercadores e gastrónomos, assim como alunos do pré-escolar ao secundário, trajados e em tendas ou bancas que retratam os usos, costumes e modo de vida daquela época.
A Ceia Quinhentista abre, na sexta-feira, às 19h00, o cenário instalado na Praça de Santo António, com tasquinhas e mercadores em ação, juntamente com espetáculos de música dos Gambuzinos El-rei, artes circenses, bailados, folguedos e poesia.
No sábado, a feira abre de manhã, com gastronomia, venda de artesanato e produtos da terra. Durante a tarde, decorrerão arraiais de música e oficinas de olaria e carpintaria, mostra do treino dos militares do reino, demonstração de falcoaria e danças populares de época, assim como rábulas pelas tabernas e artes circenses.
O ponto alto do programa acontece na noite de sábado, a partir das 21h00, com o Sarau Cultual, dedicado a Sá de Miranda. Alunos dos diferentes estabelecimentos escolares do concelho vão atuar em palco, com diversos momentos de música, representação e declamação de poesia,
A diversidade da animação cultural marcará igualmente o domingo. Para as 15h00, está marcada a saída do Cortejo Régio. Ao longo da tarde, sucedem-se as atividades em palco, com danças e música quinhentistas, juntamente com os espetáculos e animações históricas que prosseguirão pela Feira Quinhentista.
O programa inclui ainda jogos infantis, que funcionarão nas tardes de sábado e domingo, entre as 14h00 e as 19h00, assim como exposições temáticas.