Fernando Alexandre nos 50 anos da Escola de Engenharia da UMinho
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) comemora na próxima sexta-feira, dia 3 de outubro, o seu 50.º aniversário. A cerimónia inicia-se às 16h00, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, tendo entrada livre e transmissão em direto no YouTube da EEUM.

A sessão abre com o testemunho do presidente da EEUM, António Vicente, e fecha com as intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.
A agenda contempla ainda uma performance de harpa laser pelo coletivo Imaginando e o reconhecimento de técnicos, de investigadores, de professores e de docentes aposentados, além de individualidades e empresas parceiras. O encerramento decorre no átrio do auditório, com a atuação das tunas de Engenharia e o corte do bolo de aniversário.
Programa intenso
O cinquentenário da EEUM está a ser assinalado com duas dezenas de atividades. Até final do ano prevê-se o debate “Estratégias para o futuro do ensino superior”, o livro “Memórias da Escola de Engenharia – Apresentação da História do Campus de Azurém” e uma campanha solidária. Seguem-se a tertúlia “Engenharia e ética na IA” em janeiro de 2026, os “Dias do Emprego” e a “Cerimónia de Graduação” em fevereiro.
Para março ficam a mesa redonda “O papel da Engenharia na sustentabilidade e nas alterações climáticas” e um concerto final no Theatro Circo, em Braga. Desde abril passado, a efeméride já motivou um espetáculo musical, o lançamento do livro de graduação da Escola, um debate sobre o futuro da Engenharia, uma exposição temática, um piquenique nos jardins e uma mostra de start-ups e interfaces.
A EEUM tem sido exemplar na formação e na transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade neste meio século. É a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros e Engenharia Têxtil) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs).
Esta Escola conta com 263 docentes de carreira, 132 investigadores doutorados e mais de 100 técnicos. No último ano letivo integrou cerca de 7800 estudantes, distribuídos por 15 licenciaturas, 13 mestrados integrados, 36 mestrados e 20 programas doutorais. Há mais informações em www.eng.uminho.pt .


