Festas da Cidade de Fafe em honra de Nossa Senhora de Antime acontecem de 7 a 10 de julho

Dois anos após o interregno devido à pandemia, as Festas da Cidade estão de regresso. O programa da edição de 2022 mantém a componente festiva e religiosa, com muita música, desporto e encerramento com a marcha luminosa no domingo à noite.

 
fafe
in portoenorte

Fafe volta a celebrar as suas tradições. As Festas da Cidade estão de regresso de 7 a 10 de julho para alegrar os fafenses e os visitantes. Com Daniela Mercury e GNR como cabeças de cartaz, o programa da edição de 2022 é marcado pela diversidade e sem esquecer os mais jovens. Além das atuações de DJs no Parque da Cidade, contempla momentos dedicados aos desportos radicais e urbanos.

 
 

As Festas arrancam dia 7 de julho, quinta-feira, às 16h30, com a inauguração da exposição “Senhora de Antime – a fé de um povo”, uma exposição temática e documental, com abordagem histórica, dedicada à Senhora de Antime, e que estará patente no Arquivo Municipal até 30 de setembro. Segue-se, às 21h00, a inauguração das iluminações decorativas e o concerto dos AM Show, na Arcada.

Sexta-feira, 8 de julho, a Academia José Atalaya arranca as festividades, às 19h00, com o concerto “REV (Ritmo é Vida)” no pavilhão Multiusos de Fafe, seguido de um encontro de bombos, do concerto dos “Nova Geração” na Arcada e o Encontro de Coros, na Igreja Nova de S. José. Às 22h30, sobe ao palco do Parque da Cidade a brasileira Daniela Mercury, seguindo-se uma noite de fados no Parque 1º de Dezembro, às 23h30. A noite fecha com uma atuação de DJs pela madrugada fora, a partir da uma da manhã.

 
 

O programa de sábado, 9 de julho, começa às 9h00 com a Feira das Coisas, na Praça das Comunidades. Nessa manhã, havera arruada de bombos pela cidade e um passeio equestre. A tarde é marcada pelo Troféu Cidade de Fafe em Ciclismo, numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, com arranque da prova na Praça 25 de abril, às 14h00.

No Skate Park na Torre do Relógio, entre as 15h00 e as 19h00 terá lugar o “Park Sesh”, uma iniciativa dedicada aos apreciadores de Skate, Inline e BMX, que contempla aulas e demonstrações destas modalidades e com entrada livre. A noite começa com o “Desfile de moda e vestidos de chita”, na Arcada. Às 22h30, a banda portuguesa GNR assume os comandos do palco no Parque da Cidade. O dia termina com o espetáculo pirotécnico às 00h30 e com a atuação de DJs no mesmo local.

 

Procissão e marcha luminosa marcam programa de domingo
A programação de domingo, 10 de julho, e último dia das Festas, é marcadamente religiosa. Como é da tradição, o dia começa com duas missas solenes que antecedem a saída da procissão, celebradas na Igreja Paroquial de Antime, às 8h15, e na Igreja Nova de S. José, às 9h00. Às 10h15, decorre o encontro das imagens de Nossa Senhora da Misericórdia (vinda de Antime) e Nossa Senhora das Dores (vinda de Fafe), na ponte de S. José. Daí, a peregrinação segue até à cidade com paragem frente à Câmara Municipal, seguindo em direção à Igreja Nova de S. José, onde é celebrada uma missa à chegada, às 12h15. Às 18h00, a procissão de Nossa Senhora da Misericórdia sai da Igreja de S. José e regressa a Antime, acontecendo a emblemática «Cerimónia do Adeus» às 18h30.

No domingo de manhã realiza-se um torneio de Basket 3×3, que terá lugar na quadra de BasketArt do Parque da Cidade, às 10h00. À tarde, há desfile e despique das Bandas Filarmónicas de Golães e de Revelhe, na Arcada, que acontecerá às 15h00 e também às 21h00. As Festas encerram com o espetáculo pirotécnico, às 22h30, e com a tradicional marcha luminosa, que encherá a cidade de cor e animação, a partir das 23h00, arrancando do Parque 1º de Dezembro.

 

A organização do programa foi assumida pela Câmara Municipal de Fafe, à semelhança do que sucedeu nas Feiras Francas, envolvendo um conjunto diverso de parceiros, como juntas de freguesia, associações, entidades privadas e públicas.

Comentários

comentários

Você pode gostar...