Quantcast
 
 

Festival de teatro juntou mais de 200 crianças em Vila Verde

Em ambiente de festa e animação, cerca de duas centenas de crianças e jovens atuaram hoje no II Festival Infanto-Juvenil de Teatro, em Vila Verde, representando um total de 15 peças alusivas a contos, histórias e temas sociais. A iniciativa foi organizada pelo ‘Projeto Expressar’, com o apoio do Município de Vila Verde.

 

Na abertura do evento, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, salientou a importância da iniciativa para “o processo de aprendizagem e crescimento dos ‘grandes jovens atores’, muitos dos quais estiveram pela primeira vez num palco e perante público desconhecido”.

 
 

“É uma verdadeira festa de teatro, que proporciona uma experiência fantástica e enriquecedora para todos os participantes, promovendo também um bom momento de convívio e de partilha cultural entre os diferentes agentes de educação, incluindo pais, educadores, professores e pessoal não docente”, referiu Júlia Rodrigues Fernandes.

A presidente da Câmara – a quem as crianças e a plateia surpreenderam com os parabéns em dia de aniversário – esteve acompanhada pelo vereador da educação, Manuel Lopes, que felicitou todas as crianças e jovens que participaram nesta segunda edição do FIT, assim como todos os envolvidos na organização.

 
 

Pelo palco do auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde passaram grupos de jardins de infância, escolas, centros de ATL e companhias de formação de Vila Verde, assim como dos concelhos de Braga, Ponte da Barca e Póvoa de Varzim, assim como da província galega de Ourense – Espanha.

O evento inseriu-se no programa de formação em teatro desenvolvido pelo “Projeto Expressar”, uma associação cultural promove atividades e eventos especialmente direcionada para crianças e jovens. A instituição dinamiza Oficinas de Teatro, tendo encerrado o Festival com a interpretação da peça ‘Fernão e a volta ao Mundo’.

 

As problemáticas do ‘Bullying’ nas escolas e o ambiente foram temas das peças interpretadas, que ‘arriscaram’ ainda a representar textos de José Saramago. Foram levados à cena contos infantis como ‘O Principezinho”, ‘Cachinhos Dourados’, ‘Os Cabritinhos’, ‘João sem medo’, ‘Carochinha’ e ‘A Maior flor do Mundo’.

Sempre com muito humor à mistura, houve ainda espaço para apreciar a interpretação de ‘A Viagem dos Piratas’, ‘Viagem no Tempo’, ‘A cabeleireira maluca’, ‘As peripécias da Família Pereira’ e o ‘Restaurante Farruco’.

 

Ao palco foram grupos de crianças dos jardins de infância de Esqueiros, Oriz, Sabariz e Barbudo, dos centros escolares de Soutelo e de Prado, da Junta de Freguesia de Prado do ATL da Casa Povo de Vila Verde. O Grupo de Teatro MiNC Juvenil de Ponte da Barca, as Oficinas de Teatro da Varazim e a companhia galega Fuabolos integraram igualmemte o elenco do II FIT.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...