Festival FENDA regressa a Braga
O Festival FENDA regressa a Braga de 22 a 26 de Novembro de 2024. A primeira confirmação do cartaz é a de RY X, músico e produtor australiano nomeado para os GRAMMYs, que actua dia 26 de Novembro, no Theatro Circo.
Depois de a última edição ter sido focada na arte pública, com a apresentação de várias pinturas de mural de artistas nacionais e internacionais, a edição deste ano será dedicada exclusivamente à música, com uma programação musical variada distribuída por várias salas Bracarenses, incluindo o Theatro Circo e o gnration.
Com direcção artística pelo colectivo Cosmic Burger e co-organização do Município de Braga, o Festival FENDA é uma iniciativa que visa aproximar a arte das pessoas.
Os bilhetes para o concerto de RY X estarão disponíveis para compra na Bilheteira Online e nas bilheteiras do Theatro Circo e gnration. Mais nomes do cartaz serão revelados nas próximas semanas.
Sobre RY X
O artista e produtor nomeado para os GRAMMYs, RY X, está constantemente em busca de conexão. Conexão com a natureza, com o espírito, com a experiência humana – a expressão e a vulnerabilidade estão no cerne do seu trabalho e do que evoca enquanto artista. Tem feito digressões e actuações em todo o mundo em alguns dos espaços mais icónicos, e colaborou com orquestras e estabelecimentos como a LA Philharmonic e a London Philharmonic, além de produzir e escrever discos para artistas como Drake, Diplo, Black Coffee e John Legend.
Acumulou mais de mil milhões de reproduções online, e recebeu discos de platina e ouro pelos seus registos, além de ter sido convidado para partilhar o seu trabalho no Prémio Nobel da Paz e em locais como a Notre Dame.
RY X compôs para a Ópera de Gotemburgo e NDT, e continua a trabalhar em colaboração com dança e outras formas de arte, além de compor para inúmeros projectos cinematográficos. O seu trabalho é multifacetado, profundamente emocional e continuamente baseado numa reflexão sobre o que significa ser humano, na sua vasta gama de experiências somáticas e emocionais. Ry envolve todas as formas de expressão artística com o coração em primeiro plano.