Filipe de Oliveira apresenta programa centrado nas pessoas e nas infraestruturas
Um cheque de 500 euros anuais para comparticipar despesas de saúde de idosos carenciados e um cheque de 1.250 euros por cada bebé nascido no concelho são duas marcas sociais com repercussão na economia local apresentadas no programa da candidatura do socialista Filipe de Oliveira à presidência da Câmara Municipal de Vieira do Minho.
“Vamos criar o Cheque-Saúde, no valor de 500 euros anuais, para que os idosos carenciados possam utilizar nos seus tratamentos de saúde realizados no concelho de Vieira do Minho, nomeadamente em medicina dentária e fisioterapia”, explicou Filipe de Oliveira, acrescentando que se trata de uma medida destinada também a fomentar o comércio e os serviços de saúde locais.
“Estamos a falar de idosos de baixos rendimentos e estamos a falar de despesa a realizar no concelho de Vieira do Minho. Ou seja, ajudando os idosos, estaremos a ajudar a economia local”, precisou o candidato do PS.
“Servir as famílias é um dos grandes propósitos estratégicos do nosso programa eleitoral”, adiantou o candidato à presidência da autarquia, ao assumir a atribuição de um cheque de 1250 euros por cada recém-nascido de famílias residentes em Vieira do Minho.
Também neste caso, só serão contempladas despesas realizadas no comércio e serviços de Vieira do Minho: “Vamos promover a natalidade e a fomentar o comércio de Vieira do Minho. É assim que contribuímos para transformar Vieira do Minho num concelho mais forte, mais desenvolvido e mais competitivo.”
Na noite desta quarta-feira, 15 de setembro, a sala da Junta de Freguesia de Guilhofrei foi pequena para acolher todas as pessoas que acorreram à cerimónia de apresentação do programa eleitoral da candidatura do socialista Filipe de Oliveira à Presidência da Câmara Municipal de Vieira do Minho.
“Nos últimos meses, realizamos um trabalho exaustivo junto dos vieirenses, avaliando os problemas e as potencialidades do nosso concelho e elencando um conjunto de soluções capazes de colocarem Vieira do Minho na rota do desenvolvimento”, declarou Filipe de Oliveira, considerando que propõe aos vieirenses “um programa de trabalho centrado nas pessoas e nas infraestruturas para fazer renascer Vieira do Minho”.
No seu discurso, Filipe de Oliveira fez questão de destacar 8 medidas para todas as gerações que considerou “emblemáticas para fazer renascer Vieira do Minho”: a rede de creches municipais; o cheque de 1.250 euros para bebés de famílias residentes em Vieira do Minho; a criação do Fundo Municipal para as Freguesias; a Ecovia de Vieira, nas margens do Cávado, entre a barragem da Caniçada e Ruivães; o novo Centro de Saúde de Vieira; o cheque-saúde de 500 euros anuais para os idosos carenciados; um relvado sintético no antigo campo de treinos do Vieira Sport Clube; e a melhoria da rede viária, em especial a beneficiação e alargamento da EN 103 de ligação entre Vieira e Braga.
José Marques Fernandes, antigo professor da Universidade do Minho, foi o coordenador do documento. Entretanto, 40 Medidas para Servir Vieira do Minho, que representam uma versão condensada do programa do PS, já estão disponíveis no site da candidatura no link www.filipepresidente.pt.
Refira-se que, num ato inédito em Vieira do Minho, os candidatos à Câmara Municipal assinaram uma Declaração de Compromisso de Honra, assumindo que cumprirão fielmente o Programa de Trabalho do Partido Socialista para Servir Vieira do Minho. “Fiquei muito sensibilizado com a presença e o apoio de todos. Estamos a construir a mudança para fazer renascer Vieira do Minho”, comentou Filipe de Oliveira.