Filme da candidatura de Braga a Capital Verde Europeia 2026 vence prémio
O filme oficial da candidatura Braga – Capital Verde Europeia 2026 venceu o segundo prémio na categoria de Sustentabilidade e Alterações Climáticas, de filmes nacionais. O prémio foi anunciado no prestigiado festival internacional ART&TUR que decorreu na vila da Lousã, entre 22 e 25 Outubro de 2024. O filme é da autoria do realizador e professor da Universidade do Minho, Martin Dale.
Com uma duração de 12 minutos, a película inclui testemunhos do Vereador Altino Bessa e do Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio. A peça aborda as múltiplas iniciativas que têm sido desenvolvidas no concelho de Braga para reforçar a sustentabilidade e a eficiência energética com o principal objectivo de devolver a natureza e os espaços verdes aos cidadãos.
Altino Bessa – Vereador do Ambiente e Alterações Climáticas – refere que este prémio só enaltece o trabalho que tem sido desenvolvido na esfera ambiental no concelho de Braga. “Tínhamos a certeza de que o vídeo realizado no âmbito da candidatura a Capital Verde Europeia 2026 poderia ser um dos vencedores, pois existe a plena consciência de que esta candidatura foi muito bem conseguida e estava robustecida por materiais de grande qualidade”. No âmbito do prémio, o vereador parabeniza “Martin Dale, toda a sua equipa e os serviços municipais que fizeram um trabalho extraordinário na construção de um filme que reflecte um concelho verde e em linha com as políticas de sustentabilidade.
A candidatura apresentada pelo Município de Braga no âmbito da Capital Verde Europeia de 2026 incluiu o filme oficial, quatro filmes complementares sobre ‘Qualidade do Ar, Água e Ruído’, ‘Biodiversidade, Áreas Verdes e Uso Sustentável do Solo’, ‘Resíduos e Economia Circular’ e ‘Alterações Climáticas: Mitigação e Adaptação’. Esta integra também a criação do site oficial bragaverde.pt que agrega um vasto leque de documentação sobre iniciativas e boas práticas no concelho de Braga e filmes recentes sobre esta temática, incluindo o documentário ‘Braga Natural – Cidade Mais Verde’, do realizador Yugo Romanelli, com o apresentador João Kopke; e a curta-metragem ‘Braga Natural’ (2020).
O filme vencedor pode ser visto através do seguinte link: https://t.ly/69WeR