Quantcast
 
 

Florestar Braga consolida transformação ambiental com ampla participação comunitária

A 13.ª edição do Florestar Braga decorre até 29 de Novembro e volta a mobilizar a comunidade escolar, associações, empresas e Juntas de Freguesia, reforçando o compromisso do Município com a preservação ambiental e a valorização do património natural do concelho.

 

Ao longo das últimas duas semanas foram realizadas diversas plantações de microflorestas com escolas e empresas em três locais: Parque das Camélias, Rua de S. Martinho (junto à BP) e Avenida António Macedo. A programação prossegue com iniciativas de relevo, entre as quais a plantação conjunta promovida pela Quercus e pelos Transportes Urbanos de Braga (TUB), no Monte do Picoto. Já no dia 3 de Dezembro terá lugar uma acção em Frossos, junto à linha de água, destinada à recuperação da galeria ripícola.

 
 

Nesta edição, foram oferecidas árvores a 41 entidades – oito Juntas e Uniões de Freguesia e 33 escolas, associações e IPSS -, permitindo alargar a intervenção no território e reforçar a participação da comunidade.

O Município de Braga voltou ainda a ser contemplado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que atribuiu cerca de 600 exemplares de árvores e arbustos autóctones no âmbito da 15.ª edição do Projecto Floresta Comum. Esta é já a terceira candidatura bem-sucedida, demonstrando a continuidade do investimento municipal na renaturalização do território e na promoção de espécies nativas.

 
 

A edição deste ano integra também uma actividade dedicada à recolha e degustação de cogumelos silvestres, agendada para 29 de Novembro. A acção inicia-se às 09h00 com uma caminhada de identificação de espécies, terminando no Mercado Municipal com a preparação e degustação de um petisco.

Para esta iniciativa as inscrições devem ser efectuadas em: https://forms.gle/3jxqT2CWZQYBA4wE6

 

Para Altino Bessa, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga o papel cada vez mais activo da comunidade “tem sido determinante para o sucesso do Florestar Braga”, uma iniciativa que aproxima os bracarenses da floresta e da necessidade de proteger e regenerar os ecossistemas locais. “A parceria entre escolas, associações, Juntas e Uniões de Freguesia, assim como entidades ambientais, é fundamental para garantir que Braga continua a crescer de forma sustentável, fortalecendo a biodiversidade e a resiliência do território. O apoio do ICNF e a participação de organizações como a Quercus e os TUB demonstram que este é um esforço colectivo para construirmos um concelho mais verde, mais saudável e mais preparado para os desafios ambientais do futuro”.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não