FORÇA AÉREA PORTUGUESA ACOMPANHA NAVIO RUSSO DE INVESTIGAÇÃO
A Força Aérea Portuguesa (FAP) acompanhou o navio de investigação científica “Akademik Ioffe”, “Академик Иоффе” (IMO: 8507731), da Frota Atlântica do Instituto Shirshov de Oceanografia (“Институт Океанологии Им. П.п. Ширшова”), parte da Academia Russa de Ciências (“Российской Академии Наук”), navegando na Zona Económica Exclusiva de Portugal, a 18 de Novembro de 2023. Estará, provavelmente, a regressar do Atlântico Sul rumo a Kaliningrad (Калининград), no Báltico, onde está baseada a Frota Atlântica do Instituto Shirshov de Oceanografia a que está afecto.
O “Akademik Ioffe” foi antes acompanhado por Navios Patrulha Oceânicos da Marinha Portuguesa, entre 5 e 7 de Novembro de 2023, circulando entre a saída do estreito de Gibraltar, o Sul da costa continental de Portugal, e navegando até ao largo da Região Autónoma da Madeira. Foi referenciado, posteriormente, a 19 de Novembro de 2023, mais a Sul, a cerca de 900 km a Oeste de Cabo Verde.
Construído na Finlândia, em 1988, desloca 6 600 toneladas, com um comprimento de 111 metros, uma boca de 18 metros e um calado de 6 metros. Alcança uma velocidade máxima de 16 nós, com uma tripulação de 43 elementos e podendo transportar 127 passageiros. Está equipado com um conjunto alargado de laboratórios, sondas e sensores, sendo especialmente orientados ao estudo da propagação do som no Oceano.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”