Força Aérea Portuguesa com helicóptero e avião em resgate a mais de 500 km das Lajes
Oceano Atlântico, Açores
31 de Julho de 2024
Detalhes do resgate conduzido por um helicóptero EH-101 “Merlin” da Esquadra 752 – “Fénix” da Força Aérea Portuguesa (FAP), sediada na Base Aérea N.º4 (BA4), nas Lajes, Ilha Terceira, Açores, apoiado por um C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, em destacamento permanente na BA4, a um tripulante italiano, necessitado de cuidados médicos urgentes, a partir do navio cargueiro MSC Nahara (IMO 9955789, “callsign” 5LNC2), de pavilhão liberiano, detido e operado pela suíça Mediterranean Shipping Company, a cerca de 537 km a Noroeste das Lajes, a 31 de Julho de 2024, cerca das 20:10 UTC. Este navio largou de Sines pelas 16:50 UTC de 28 de Julho de 2024 (e antes proveniente do Mediterrâneo) e, a 4 de Agosto de 2024, após travessia do Atlântico, a uma média de 15 nós, alcançaria o Porto de Halifax, no Canadá, cerca das 15:20 UTC.
O porta-contentores MSC Nahara, construído em 2024, de 45 mil toneladas, tem um comprimento de 210 metros e uma boca de 36 metros. O EH-101 Merlin, com 3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250, tem um raio de acção de 740 km, com uma velocidade máxima de 277 km/h, sustentando uma janela de operação de até 8 horas e meia. O C-295M, com 2 motores Pratt & Whitney Canada PW-127G, tem um raio de acção de 2 250 km, com uma velocidade máxima de 470 km/h, sustentando uma janela de operação de até 10 horas.
Sob gestão do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (“Rescue Coordination Center”, RCC Lajes), a tripulação do C-295M realizou 04h30 de voo e a tripulação do EH-101 MERLIN realizou 05h00.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”