Forças de Operações Especiais de Portugal na Roménia em treino conjunto de armamento e tiro
Roménia
Julho de 2024
Elementos da 7ª Força Nacional Destacada de Operações Especiais na Roménia (7ªFND OEsp/ROU) treinam, com as suas congéneres das Forças Romenas, com lançadores de granadas foguete AG-7(D), a versão de produção romena do RPG-7 (“РПГ-7”), municiados com cargas de alto-explosivo anti-carro PG-7M. O treino, na Roménia, em Julho de 2024, envolveu tiro de fogo-real em dinâmicas em carreira de tiro interior e campo de tiro, com diferentes plataformas e sistemas de armas, individuais e sobre viaturas.
A plataforma RPG-7 é um lança granadas-foguete, com 40 mm de calibre, com cerca de 6 kg de peso e um comprimento de 95 cm, com um alcance efectivo máximo entre os 300 e 500 metros, sendo usado, tipicamente, a distâncias até aos 200 metros, seja contra viaturas blindadas, carros de combate ou infra-estruturas fortificadas. O acrónimo RPG resulta de “Ruchnoy Protivotankoviy Granatomyot” (“Pучной Противотанковый Гранатомёт”), literalmente “Lançador Portátil de Granada Anti-Tanque”. A primeira versão do RPG-7 foi desenhada em 1958 e entrou ao serviço das forças armadas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1961. A versão de produção romena, AG-7, a cargo da Carfil S.A., com sede em Brașov, tem um acrónimo resultante da expressão por extenso “Aruncătorul de Grenade 7”, lit. “Lançador de Granada 7”.
A carga PG-7M tem uma massa de 1,975 kg, com 40 mm de diâmetro de encaixe e 70,5mm de diâmetro de ogiva, voando, à saída do cano, a 140 m/s, com um alcance efectivo directo na ordem dos 300 metros (máximo de 500 metros). É fabricada, sob licença, na Polónia, Bulgária e Roménia.
Em contexto NATO e no âmbito das respectivas “enhanced Vigilance Activities” na Roménia, e de forma integrada com este destacamento de operações especiais, as Forças Armadas de Portugal estão presentes neste Teatro de Operações (flanco leste da Europa – que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia) com uma força constituída por 2 centenas de militares do Exército, Marinha e Força Aérea. Esta força, o 5.º destacamento (5FND CAtMec/ROU), aqui projectado desde Maio de 2024, terá uma duração de 6 meses, prolongando-se até Novembro de 2024.
Foto via Forças Armadas de Portugal
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”