Forum Braga celebra cultura e conhecimento com eventos diversificados
O mês de junho traz ao Forum Braga uma agenda variada de eventos, destacando-se pela diversidade de temas e público. Desde congressos nacionais até exposições de arte, o espaço cultural confirma a sua importância como centro de conhecimento e cultura na região.
O Forum Braga abriu hoje as portas ao 5º Congresso Eucarístico Nacional, que decorre até sábado, 1 de junho, reunindo mais de 1500 congressistas, para aprofundar temas relacionados com a importância da Eucaristia na vida da Igreja e dos fiéis. O Congresso, organizado a cada 25 anos, tem como tema «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão”», e marca o centenário do 1º Congresso Eucarístico Nacional, também celebrado em Braga. O evento culminará no domingo, dia 2 de junho, na Peregrinação Arquidiocesana ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro onde são esperados cerca de 200 mil fiéis.
A 2 de junho, todos os eleitores recenseados no território nacional que pretendam, podem votar em data anterior ao dia da eleição, 9 de junho. O pedido para voto antecipado por mobilidade terminou esta quinta-feira, 30 de maio. Os inscritos que pretendam fazer a votação antecipada, devem dirigir-se no próximo domingo, 2 de junho, às mesas de voto localizadas no Centro de Congressos, piso -1 do Forum Braga, entre as 8h00 e as 19h00.
Ao longo do fim-de-semana, A rede ‘Aqui é Fresco’, constituída por um grupo de cerca de 700 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados, volta a escolher o Forum Braga, como palco para a maior convenção do setor do Comércio de Retalho em Portugal. A escolha de Braga reforça também o compromisso da ‘Aqui é Fresco’ com a zona Norte do país, onde a rede está extensivamente presente com um conjunto de 452 lojas. Ponto de encontro privilegiado para o negócio direto entre representantes das principais marcas, retalhistas e grossistas, a Convenção ‘Aqui é Fresco’ movimentou – na sua edição de 2023 e em apenas dois dias – mais de 11 milhões de euros no total das transações realizadas, um aumento de fornecedores participantes de 10% face ao ano anterior.
Nesta sua 13ª edição em 2024, a Convenção ‘Aqui é Fresco’ reunirá um conjunto de 90 stands com as principais empresas e marcas nacionais e internacionais, prevendo receber cerca de 1.500 participantes. Entre os convidados de honra no jantar de gala, que incluirá um espetáculo com a cantora Ágata e a atribuição de um Prémio Carreira distinguindo uma reconhecida empresária cujo nome será revelado na ocasião, estarão presentes o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, o vereador da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, o presidente da ASAE, Luís Cardoso Lourenço, a Sub-Inspectora da ASAE, Ana Cristina Caldeira e o Diretor Geral da Centromarca, Pedro Pimentel.
Sob o mote ‘Aqui a Solidariedade Acontece’, e no sentido de reduzir o desperdício alimentar e integrando a ‘Aqui é Fresco’ a plataforma de waste warriors ‘Too Good To Go (@toogoodtogo.pt | Linktree) e o movimento ‘Unidos Contra o Desperdício’ (www.unidoscontraodesperdicio.pt), todos os excedentes das refeições e os produtos não consumidos ao longo dos dois dias desta ‘XIII Convenção Aqui é Fresco’ serão doados à FAM – Fundação dos Armazenistas de Mercearia (fundacaoarmazenistasmercearia.pt), uma IPSS que desenvolve a sua atuação para a melhoria das condições de vida das pessoas com dificuldades várias.
Entre 3 a 4 de junho, as instalações do Forum Braga acolhem as Jornadas de Reumatologia do Minho. Este encontro reunirá renomados especialistas e profissionais de saúde para discutir as mais recentes descobertas e práticas em doenças reumáticas. O evento inicia com uma sessão de abertura proeminente, com contribuições da Direção de Serviço de Reumatologia e da Câmara Municipal de Braga, marcando a importância da colaboração interinstitucional no avanço da medicina reumatológica. Durante os dois dias de programação intensiva, serão abordados tópicos críticos como as manifestações extra-articulares das doenças reumáticas, a abordagem ao paciente com Fenómeno de Raynaud, e a gestão de doenças reumáticas durante a gravidez e na infância. Destacam-se também sessões dedicadas à patologia loco-regional e estratégias de tratamento da osteoporose. Além de palestras e discussões lideradas por especialistas, o programa inclui sessões interativas de estudo de casos clínicos e uma visita guiada a apresentações de posters científicos, promovendo um ambiente rico em aprendizado e intercâmbio de conhecimento.
O evento culminará com uma cerimónia de entrega de prémios e uma sessão de encerramento, destacando as contribuições mais inovadoras no campo.
Na próxima sexta-feira, 7 de junho, mais de 1000 alunos do 4º ano irão competir no VIII Campeonato Interescolar de Cálculo Mental Hypatiamat no Grande Auditório do Forum Braga. Este evento, que envolve 12 Agrupamentos de Escolas e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, é organizado pelo Município de Braga em colaboração com a Associação Hypatiamat. Desde 2016, o projeto Hypatiamat tem sido implementado nas escolas locais com o objetivo de aprimorar as habilidades de cálculo mental dos estudantes, oferecendo uma formação e recursos digitais tanto para professores quanto para alunos, procurando enriquecer o ensino da matemática com a ajuda de conteúdos multimídia e jogos educativos.
Os amantes das Belas Artes têm também o seu espaço no Forum Braga. Partindo do núcleo de obras de Fernando Calhau (Lisboa, 1948-2002) pertencentes à Coleção de Serralves e a importantes coleções em depósito na Fundação, a exposição Razão inversa reúne um conjunto de trabalhos paradigmáticos que marcaram diferentes momentos do percurso do artista ao longo de quatro décadas, revelando, por um lado, a profunda consistência da sua prática e, por outro, a sua surpreendente ambivalência.
Ancorada no rigor da arte minimal e numa profunda sensibilidade romântica, a obra de Fernando Calhau revela-se repleta de conflitos internos que lhe conferem uma complexidade invulgar, pertencendo inextricavelmente ao universo da razão e da intuição Integrando pintura, desenho, gravura, e uma instalação de grande escala, Razão inversa reflete a unidade e a tensão inerentes à obra de Fernando Calhau: apesar da sua aparente simplicidade, exige que o olhar abrande e se demore para revelar os seus enredos.
Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. A exposição tem entrada gratuita e poderá ser visitada até 16 de junho. O Forum Arte Braga abre de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos, de acordo com o funcionamento do Altice Forum Braga.