Quantcast
 
 

Fragata “D. Francisco de Almeida” da Marinha Portuguesa nas águas da Islândia

Islândia
26 de Agosto de 2024

 

Fragata NRP “D. Francisco de Almeida”, número de amura F334 da Marinha Portuguesa, a operar sob a égide NATO, “Standing NATO Maritime Group 1” (SNMG1), no decurso do exercício “Northern Viking” nas águas em redor da Islândia, no Atlântico Norte, a 26 de Agosto de 2024.

 
 
Fragata NRP “D. Francisco de Almeida”, Islândia, 26 Agosto de 2024

Há cerca de 1 semana este grupo naval aportou a Reykjavik, capital da Islândia, onde chegaram após passagem pelo porto de Liverpool, na costa oeste da Grã-Bretanha, e com a realização de acções de patrulha e vigilância no Atlântico Norte – no dito “GIUK Gap” (acrónimo resultante de “Greenlad-Iceland-UnitedKingdom”, GIUK, correspondente ao espaço (“gap”) de navegação entre a Gronelândia, a Islândia e o Reino Unido). Na foto, em segundo plano, à esquerda, podemos observar, integrando o mesmo grupo naval, o navio-reabastecedor “Rhön” (A1443) da classe homónima na Marinha Alemã.

“GIUK Gap” (acrónimo resultante de “Greenland-Iceland-UnitedKingdom”, GIUK)

O exercício internacional “Northern Viking”, a decorrer de 26 de Agosto a 3 de Setembro de 2024 na Islândia e em redor dela, tem como objectivos treinar rotinas e missões de protecção e resposta anti-sabotagem de infraestruturas nacionais críticas, garantir a segurança de rotas marítimas bem como garantir competências de busca e salvamento.

 
 

Trata-se de um exercício realizado desde 1982, nascendo e alargando-se a partir dos fundamentos do acordo bilateral de defesa entre a Islândia e os Estados Unidos, assinado em 1951. Na edição de 2024, participam neste exercício, forças da Islândia, dos Estados Unidos, da Dinamarca, da França, da Holanda, da Noruega, da Polónia, de Portugal e da Alemanha.

A Islândia é um estado soberano desde 17 de Junho de 1944 e um dos 12 estados fundadores da NATO desde 1949. Tem uma população actual com cerca de 387 mil habitantes, não possuindo forças armadas. Conta com meios e efectivos de guarda costeira, forças policiais e de protecção civil. A sua força policial conta com uma sub-unidade especializada, “Víkingasveitin” (“Esquadrão Viking”), com as competências de protecção de individualidades, resposta armada, resgate de reféns e combate anti-terrorismo.

 

A NRP “D. Francisco de Almeida” largou da Base Naval de Lisboa a 29 de Julho de 2024 para, sob comando do Capitão-de-fragata (OF-4) Paulo Santos Garcia liderando uma guarnição de 167 elementos, integrar o SNMG1. Com a missão a decorrer, entre outros pontos, nas costas da Noruega, Grã-Bretanha e Islândia, estará de regresso a Lisboa a 16 de Novembro de 2024. A guarnição inclui um destacamento de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados (vulgo, “drones”).

Foto via SNMG1
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não